A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Transporte e Trânsito (Semuttran) e seu Departamento de Transporte, fez modificações no embarque e desembarque de ônibus no Aeroporto Afonso Pena. Agora no início de 2018 a Semuttran, em cumprimento a uma determinação da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), promoveu modificações na estrutura de embarque e desembargue de passageiros que utilizam as linhas metropolitanas, uma vez que o órgão determinou que todo o transporte coletivo público metropolitano, seja feito por meio do MetroCard em toda a Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
Em São José dos Pinhais, as linhas metropolitanas da Viação São José serão migradas ao novo sistema de bilhetagem eletrônica MetroCard a partir do dia 28 de fevereiro. Por este motivo o Departamento de Transporte instalou quatro novas catracas e acesso exclusivo aos usuários dessas linhas.
O intuito dos novos acessos, além de atender a determinação da Comec, é garantir um melhor atendimento de fluxo aos usuários, otimizando o tempo das viagens no embarque e desembarque.