O Regimento de Polícia Montada Coronel Dulcídio (RPMOn) esteve em Pinhais na última terça-feira para a realização da operação Quiriion II. O efetivo percorreu os bairros Weissópolis e Vargem Grande, sendo que para a ação foram destacados 64 policiais.
A operação resultou em 71 abordagens e a condução à Delegacia de um homem com mandado de prisão em aberto. Para o 1º tenente Alexandre Clotario Colaço a presença dos policiais em cavalos causa um impacto positivo na comunidade. A interação com as pessoas é fantástica, fortalecendo as questões de policiamento comunitário. Percebemos uma aceitação de nossa presença pela comunidade e um reconhecimento do trabalho realizado, afirmou o comandante da operação.
Este tipo de operação é feita pelo RPMon em diversos pontos de Curitiba e RMC e inclui esquadrões operacionais e efetivo administrativo. O objetivo é ampliar e divulgar o policiamento montado, bem como intensificar o patrulhamento.
Está em fase de desenvolvimento a instalação de uma unidade do RPMOn em Pinhais, que terá como finalidade a instrução de policiamento montado de policiais militares do RPMOn, envio de animais convalescentes, reprodução de equinos, entre outras atividades. Além disso, também será a futura instalação do Núcleo de Equoterapia com foco no atendimento de pessoas carentes da região.