Sinais de fumaça poderão ser vistos na linha do horizonte na próxima segunda-feira. E só olhar em direção ao Caribe. Em Cuba vai acontecer o Festival Habano, que celebra este ano a sua vigésima edição. Esse é o maior encontro internacional para os amantes dos melhores charutos do mundo e será realizado de 26 de fevereiro a 2 de março. Os participantes deste produto exclusivo virão de todos os cantos do mundo, com as famosas marcas Cohiba e Partagás como protagonistas, que apresentarão novidades e farão o lançamento de duas novas linhas de seus puros.

Para alegria dos charuteiros, Havana está se preparando para receber o 20º Festival Habano, com uma semana dedicada inteiramente ao conhecimento e ao prazer dos charutos cubanos, juntamente com outros produtos exclusivos. Durante cinco dias, os participantes irão desfrutar de um programa completo de atividades onde aprenderão sobre a origem, a elaboração e os mais diversos aspectos da cultura Habano.

O Festival vai promover visitas às plantações de tabaco em Vuelta Abajo, na região de Pinar del Río, considerada a melhor terra do mundo para cultivo de tabaco; e a visita às fábricas produzindo os principais lançamentos deste ano. Também haverá três noites cheias das melhores músicas ao vivo, com artistas internacionais de trajetória reconhecida, a melhor cozinha de Cuba e a degustação de Habanos e bebidas de diferentes partes do mundo.

A inauguração da Feira e, especialmente, a Noite de Boas-Vindas marcarão o início do Festival Habano na segunda-feira, dia 26. A Feira é o ponto de encontro e troca de profissionais da indústria do tabaco de todo o mundo, expositores de fabricantes de produtos de luxo em geral, bem como artesãos, artistas, fabricantes de artigos para fumantes e produtos gourmet. A Noite de Boas-Vindas ocorrerá em um espaço único e exclusivo, El Protocolo Lounge El Laguito, na costa oeste da cidade, e os hóspedes podem aproveitar o lançamento da Reserva Cosecha 2014, da marca Cohiba.

O programa também terá aulas e palestras, lideradas por renomados especialistas no mundo de Habano, reunidos no Seminário Internacional, que será aberto na quarta-feira, dia 28. Outra das atividades mais representativas do Festival Habano é o tradicional Concurso Internacional Habanosommelier, que atinge sua 17ª edição este ano. Como todos os anos, os extraordinários Habanosommeliers de todo o mundo se juntarão, que terão a oportunidade de demonstrar seus conhecimentos e habilidades para obter este prêmio reconhecido.

Este ano, pela primeira vez, terá lugar a primeira edição do Habanos World Challenge, um concurso (regras oficiais publicadas em www.habanos.com), que consiste em duas fases. Na primeira etapa, cada país realizará um concurso local para selecionar o casal vencedor que os representará. Depois, o júri selecionará o casal vencedor entre todos os concorrentes que alcançam a grande final na capital cubana, tornando-se assim o primeiro par amador a conquistar o Desafio Mundial Habanos. Ainda na quarta-feira sera realizada a Noite em homenagem ao XX Festival Habano que vai acontecer no Teatro Martí e no Gran Teatro de la Habana, com um espetáculo dedicada à história e ao sucesso do Festival.

No dia 2 de março, será o grande encerramento do XX Festival Habano, com uma Noite Gala dedicada à marca Partagás e, especialmente, à apresentação da Linha Maduro. Será uma noite cheia de surpresas e com um excelente elenco musical. O evento terminará com os Prêmios Habanos 2017, e com o tradicional Leilão dos Humidores, cuja coleção, como é tradição, será inteiramente destinada ao Sistema de Saúde Pública Cubano.