CAROLINA LINHARES
BELO HORIZONTE, MG (FOLHAPRESS) – O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que boa parte das medidas econômicas propostas pelo governo Michel Temer (MDB) em substituição à reforma da Previdência será aprovada até meio do ano.
Embora tenha criticado o plano, chamando-o de “plano V de velho”, disse que os projetos devem avançar na Câmara. 
Em entrevista à imprensa em Belo Horizonte, Maia citou a privatização da Eletrobras, afirmando que vai instalar uma comissão para votar a proposta até 15 de abril.
Maia afirmou também que a reoneração da folha de pagamento está pronta para ser votada no plenário, o que deve ocorrer em uma ou duas semanas. 
O presidente da Câmara, porém, ponderou que talvez não haja tempo hábil para votar a autonomia do Banco Central, por exemplo.
Maia voltou a criticar as 15 medidas anunciadas pelo Planalto dizendo que não focam o cerne do problema. “Os projetos podem avançar, mas não tratam de redução de despesas. A reforma dos gastos é importante e fundamental.”
O deputado viajou à capital mineira para participar do anúncio de repasses de verbas federais para a educação municipal.
O ministro da educação, Mendonça Filho, também participou. Ele lançou o nome de Maia como candidato do DEM ao Planalto.
O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), também estava presente.