A emissão da Autorização Ambiental do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para a construção de área de escape na BR-277 foi aprovada, por unanimidade, pelo Conselho de Desenvolvimento do Litoral (Colit), na quarta-feira. A instalação da área de segurança é considerada obra de utilidade pública e ocorrerá para evitar acidentes na descida da Serra do Mar. A área de escape deve ser implantada no km 36, local onde já aconteceram acidentes graves.
O local foi definido com base em estudos de posicionamento que levaram em consideração os índices de acidentes ao longo de toda rodovia e interferências de menor impacto no meio social e benfeitorias. A estrutura funcionará, principalmente, para segurar caminhões que percam o controle dos freios durante o trajeto.
A solicitação da Autorização Ambiental foi protocolada junto ao IAP em 16 de agosto de 2016 e, desde então, foi necessária a apresentação de estudos e informações complementares. O documento agora autorizado pelo Colit permitirá a construção de caixa de desaceleração de 140 metros de extensão formada por argila expandida.
Apesar da aprovação do Colit, a concessionária Ecovia, que administra esse trecho da rodovia, agora precisa cumprir as condicionantes estabelecidas junto ao documento e solicitar a autorização para desmate de algumas espécies nativas no local.