O projeto Teatro para o Povo retorna à programação do Teatro Guaíra no próximo domingo (28), às 10h30, com um concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP), sob a regência do maestro Alessandro Sangiorgi. No programa, obras de Manuel de Falla, Gioacchino Rossini e Piotr Ilitch Tchaikowsky.

Fique por dentro do Guia Cultural de Curitiba no Bem Paraná.

“El Amor Brujo”, de De Falla, contará com a participação da mezzo soprano curitibana Ariadne Oliveira, que já se apresentou em alguns dos mais importantes palcos do país e do exterior e interpretou Annina, na montagem do Teatro Guaíra da Ópera “La Traviata”, de Verdi. De Rossini, a OSP apresenta a “Abertura de Guilherme Tell”, e encerra o programa com a “Abertura 1812”, de Tchaikowsky.

Lançado em 1991, pelo Centro Cultural Teatro Guaíra, o projeto Teatro para o Povo tem oferecido ao público variados espetáculos de música, dança, ópera e todos os gêneros do teatro nos diversos auditórios do Guaíra, sempre no último domingo do mês, com entrada franca.

Programa

“El Amor Brujo”, concluída em 1915, é apresentada na forma de suíte para orquestra, com orquestração para orquestra sinfônica e mezzo-soprano. A “Dança Ritual do Fogo”, uma das canções andaluz que compõe a obra é uma das composições mais executadas em todo mundo.

“Guilherme Tell” foi escrita por Rossini em 1929 e marca o final da carreira do compositor como autor de óperas. A abertura não apresenta nenhum dos motivos da ópera. Isoladamente é um poema sinfônico. É uma obra repleta de lirismo, mas que apresenta, em contraposição, efeitos de percussão que lhe emprestam grande dramaticidade. É uma das composições mais executadas de Rossini.

A Abertura 1812, de Tchaikovsky, foi composta em 1880 e comemora a retirada de Napoleão de Moscou. Além de incorporar trechos da Marseillaise e o Hino Nacional Czarista, por ter sido criada para ser executada em uma praça de Moscou, há um trecho da obra que inclui sinos (representando os sinos da catedral) e salvas de tiros de canhão. Em 2009, a OSP apresentou a “Abertura de Guilherme Tell” e a “Abertura 1812” nas comemorações do Dia da Artilharia do Exército, no Quartel do Boqueirão, quando a obra de Tchaikowsky teve o acompanhamento dos canhões do 5º GAC.