REGINALDO PUPO
UBATUBA, SP (FOLHAPRESS) – Uma intensa chuva que atingiu o município de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, desde a tarde desta quinta-feira (22) até a madrugada desta sexta (23), deixou uma pessoa morta e outra ferida após a casa onde residiam ter sido soterrada devido ao deslizamento de parte de um barranco.
Bairros carentes foram alagados e barreiras, postes e árvores caíram, interditando vias. Somente na praia do Lázaro choveu 299 mm nas últimas 24 horas, segundo o Centro de Monitoramento de Desastres Naturais.
Na praia do Tenório foram 279 mm. A média de chuva esperada para esta época do ano em Ubatuba para fevereiro é entre 250 mm e 270 mm, segundo o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
Na média, em toda a cidade, choveu 298 mm. Em uma pousada localizada na praia das Toninhas, a enxurrada levou carros, camas e objetos dos hóspedes. Devido ao temporal, alguns bairros ficaram sem comunicação devido a panes nos sistemas de telefonia, o que impossibilitou que muitos moradores conseguissem acionar as equipes de resgate.
Pedidos desesperados de socorro foram feitos por meio de redes sociais. A chuva deixou diversos bairros alagados, especialmente os mais carentes, como Estufa 1, Estufa 2, Perequê-Mirim e Lavras, além de praias badaladas, como Toninhas, Lázaro, Tenório, Grande e o bairro turístico de Itaguá. 
De acordo com a prefeitura, técnicos do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), do Instituto Técnico Geológico e da Defesa Civil do Estado de São Paulo farão vistorias nas áreas mais atingidas e avaliarão possíveis riscos de deslizamentos. 
MORTE
A morte de uma mulher ocorreu após ela ter sido resgatada por equipes de emergência com o uso de botes, junto com seu marido. O casal transportado até um local onde uma ambulância poderia encaminhá-lo ao pronto-socorro.
A mulher, de 55 anos, sofreu parada cardiorrespiratória e morreu ao chegar na unidade de saúde. O marido dela sofreu ferimentos leves e já foi liberado. Segundo vizinhos, os dois estavam retirando a água que tinha invadido os cômodos da casa quando foram surpreendidos pelo deslizamento.
Na praia da Enseada, um homem também ficou ferido, segundo a prefeitura. As causas não foram divulgadas. O prefeito Délcio Sato (PSD) decretou estado de emergência por volta das 5h30 desta sexta-feira (23). “Lamentamos o falecimento ocorrido no bairro Sesmaria. Nossa cidade foi muito afetada pelas fortes chuvas, mas não estamos medindo esforços para recuperar os estragos?, disse. 
O Corpo de Bombeiro e a Defesa Civil de Caraguatatuba e São Sebastião enviaram equipes para auxiliar as vítimas. Segundo a Defesa Civil de Ubatuba, até o início desta sexta-feira, 14 moradores estavam desalojados e foram encaminhados para o Centro Municipal de Convenções. 
Ainda na quinta-feira (22), ao menos 12 alunos da escola Presidente Tancredo de Almeida Neves também ficaram abrigados no local pois não conseguiram voltar para casa. Nove escolas estão sem aulas nesta sexta. 
A rodovia Osvaldo Cruz, que liga a cidade ao planalto, ficou interditada durante a madrugada, mas foi liberada pela manhã. Muitos moradores acordaram assustados e deixaram suas casas. 
Turistas com crianças foram resgatados de um chalé por moradores durante a madrugada, com água pela cintura. Foram registradas na rodovia Rio-Santos, que corta a cidade, duas quedas de barreiras e árvores nos kms 55 e 62 da pista. Os dois pontos foram liberados só no final da madrugada desta sexta, segundo o DER (Departamento de Estradas de Rodagem).
Muitos moradores e estudantes que chegavam das faculdades na noite de quinta não conseguiram retornar às suas casas e dormiram em postos de combustíveis e no acostamento. Alguns deles foram acolhidos em casas de moradores. A prefeitura informou que os desalojados precisam da doação de alimentos, roupas, produtos de higiene pessoal e produtos de limpeza.