Pela primeira vez o Paraná promoveu um Curso de Doppler voltado à realização do exame complementar para o diagnóstico de morte encefálica. O encerramento do curso foi no sábado (24), no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC), responsável pela promoção das atividades.

A capacitação foi organizada a pedido do Sistema Estadual de Transplantes do Paraná, responsável por receber todas as notificações e acompanhar todos os protocolos de morte encefálica O objetivo é habilitar mais profissionais para auxiliar nesses diagnósticos. No total, foram convocados nove médicos intensivistas/neurologistas de diversas regiões do Estado.

O curso, iniciado em agosto de 2017, foi divido em seis módulos. A carga horária totaliza 130 horas. A maioria das atividades são práticas reais realizadas nas Unidades de Terapia Intensiva do HC. Além de pioneiro no Estado, este também é um dos cursos com maior carga horária oferecido no país. Nossa intenção é repeti-lo e abrir vagas para profissionais de outros Estados, comenta a coordenadora do Sistema Estadual de Transplantes do Paraná, Dra. Arlene Badoch.

Além de Badoch, também estarão presentes na ocasião os coordenadores do curso Prof. Dr. Marcos C. Lange e Profª Dra. Viviane Zétola, e o diretor-administrativo do HC, José Luiz Godoy.