A torcida coxa-branca finalmente pôde sorrir no Couto Pereira. Na quarta partida do time dentro de casa na temporada 2018, a primeira vitória como mandante e, de quebra, o título de campeão da Taça Dionísio Filho, o primeiro turno do Campeonato Paranaense. Caneco conquistado graças a uma vitória por 3 a 0 contra o Rio Branco na tarde deste domingo (25/02), gols marcados por Alecsandro, Thalisson Kelven e Guilherme Parede.

Com o troféu, o Coxa já se garante na final do Estadual – o outro finalista será o campeão da Taça Caio Júnior, que começa no próximo final de semana. Além disso, o clube alcança seu primeiro objetivo na temporada e ganha mais tranquilidade na preparação para o duelo de ida contra o Goiás, pela terceira fase da Copa do Brasil. A partida de ida acontecerá na próxima quarta-feira, às 19h30, no Estádio Serra Dourada.

Já o Leão da Estradinha, que vê escapar a chance de se garantir na Série D do Campeonato Brasileiro, só volta a campo no próximo domingo, às 16 horas, quando estreia na Taça Caio Júnior contra o Toledo, em casa.

CAMPANHAS NO ESTADUAL

Coritiba e Rio Branco fizeram campanhas irregulares para chegar até a final da Taça Dionísio Filho. Na primeira fase, o time da Capital precisou de duas vitórias fora de casa nas rodadas derradeiras, contra Londrina e Toledo, para conseguir a classificação como segundo colocado do Grupo A, com 11 pontos. Na semifinal, arrancou um empate contra o Foz do Iguaçu no oeste do Paraná (1 a 1) e garantiu a vitória nos pênaltis (4 a 2).

A trajetória do time litorâneo foi ainda mais tortuosa. Em sete jogos, uma vitória, cinco empates e quatro derrotas. A vitória solitária foi contra o Paraná, justamente na última rodada (2 a 0 no Estádio Germano Krueger). Na semifinal, empate em 0 a 0 contra o Atlético-PR na Arena da Baixada e vitória por 6 a 5 nas cobranças penais.

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

De acordo com o site Historia do Coritiba, mantido pelo grupo Helênicos, Coritiba e Rio Branco se enfrentaram 81 vezes desde 1915. O histórico é amplamente favorável ao time da Capital, que soma 61 vitórias e 208 gols marcados, contra apenas 14 vitórias e 67 gols em favor do Leão da Estradinha.

A última vitória do time litorâneo foi no ano de 2007, mais precisamente no dia 14 de janeiro, com triunfo do time de Paranaguá por 2 a 1 no Couto.

ESCALAÇÕES

No Coritiba, a aposta foi nos ‘Piás do Couto’. Do time que começou jogando, oito são pratas da casa, entre eles o lateral-esquerdo Léo Andrade, que assume a vaga que era de William Matheus, lesionado. O Rio Branco, por sua vez, fez duas mudanças no time em relação àquele que jogou a semifinal: o atacante Tcharlles, suspenso, e o lateral-esquerdo Thiaguinho, lesionado, ficaram de fora, abrindo espaço para as entradas de Kauhan e Fernando, respectivamente.

PRIMEIRO TEMPO

Como já era esperado, o Coritiba, que jogava no 4-1-4-1 encontrou grandes dificuldades no começo da partida por conta da estratégia do adversário, que se postava atrás da linha do meio de campo, com apenas Vandinho mais adiantado e uma linha de cinco (três zagueiros e dois laterais) logo à frente do goleiro Jhones.

Na primeira meia hora de jogo, os mandantes insistiram em alguns lançamentos longos e buscaram fazer a transição em velocidade para pegar a defesa adversária desprevenida. Os erros de passe, contudo, foram muitos, amarrando a partida.

A situação começou a mudar a partir dos 28 minutos, com o time coxa-branca ganhando mais mobilidade. Julio Rusch e Thiago Lopes buscavam frequentemente a infiltração na área, os pontas Guilherme Parede e e Iago Dias passaram a trocar de posição e Alecsandro começou a recuar para buscar a bola e confundir a marcação.

A estratégia deu certo e aos 37 minutos o camisa 9 abriu o placar, após bela trama de Julio Rusch e Iago Dias.

SEGUNDO TEMPO

Precisando buscar o empate, o Rio Branco (que havia gasto uma substituição na etapa inicial por motivo de lesão) logo abandonou a postura defensiva e adiantou suas linhas, empurrando o Coritiba para a defesa. Em resposta, Sandro Forner mexeu no time, sacando o volante Vitor Carvalho e o ponta Iago Dias para as entradas de João Paulo e Pablo.

Mais equilibrado, o Coxa chegou ao segundo gol aos 17 minutos, naquela que é sua especialidade: bola parada de Julio Rusch (escanteio), desvio de Alecsandro e toque de calcanhar de Thalisson Kelven para matar o goleiro.

A última esperança do Leão da Estradinha foi a entrada do atacante Eric no lugar do volante Marco Tùlio. Mas, na verdade, acabou se tornando a última pá de cal no confronto. Aberta, a zaga do time parnaguara passou a dar muitos espaços para o contra-ataque. Guilherme Parede aproveitou e transformou a vitória em goleada aos 25 minutos, aproveitando mais uma grande jogada de Julio Rusch na partida.

FICHA TÉCNICA

Coritiba 3 x 0 Rio Branco

Coritiba: Wilson; Marcos Moser, Thalisson Kelven, Romércio e Léo Andrade; Vitor Carvalho (João Paulo); Julio Rusch, Thiago Lopes, Iago Dias (Pablo) e Guilherme Parede (Kady); Alecsandro. Técnico: Sandro Forner.
Rio Branco:
Jhones; Raul, Thiagão, Victor (Maringá) e Fernando; Kessi, Marco Túlio (Eric) e Camargo; Kauhan (Damião), Rodrigo Jesus e Vandinho. Técnico: Maurílio.
Gols: Alecsandro (37-1º), Thalisson Kelven (17-2º) e Guilherme Parede (23-2º)
Cartões amarelos:
Cartão vermelho: Thiagão (R)
Árbitro:
Felipe Gomes Da Silva
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR), domingo (25/02) às 16 horas

PRINCIPAIS LANCES

Primeiro tempo

4 – Vitor Carvalho tabela com Guilherme Parede e aparece em boa posição para o chute de fora da áreas. Na hora da finalização, porém, o meio-campista escorrega e manda para fora.

15 – Defesa do Coxa não corta o cruzamento de Raul e a bola fica viva perto da área até Camargo arriscar o chute de fora da área, longe do gol.

17 – Thalisson Kelven abre espaço na intermediária e avança. Ele arrisca o chute forte de fora da área e manda por cima do gol.

28 – Marcos Moser erra o passe, mas dá sorte e a bola volta para ele, que enfia a bola para a entrada de Iago Dias na área. O ponta coxa-branca chuta cruzado e a bola passa ao lado do gol, com perigo.

31 – Cruzamento de Iago Dias nas costas da defesa, Guilherme Parede aparece na área e finaliza, mas sem força. Jhones segura.

34 – Alecsandro recebe na entrada da área e arrisca o chute colocado. A bola passa por cima do gol.

36 – Lançamento em profundidade de Guilherme Parede, Thiago Lopes dispara e tenta a finalização, mas Thiagão chega para travar na hora H.

37 – Gol do Coritiba! Ótimo passe de Julio Rusch para a infiltração de Iago Dias, que dá o toque por cima do goleiro Jhones. Alecsandro usa a cabeça e completa para dentro do gol.

43 – Bola perigosa na área do Coxa. Kauhan tenta a finalização de perto da pequena área, mas Léo Andrade trava e a bola sai em escanteio.

Segundo tempo

1 – Jhones sai jogando errado e entrega para Iago Dias, que finaliza da entrada da área. O chute vai no meio do gol e o goleiro encaixa.

3 – Cobrança de escanteio de Julio Rusch. Romércio consegue o cabeceio e balança a rede, mas pelo lado de fora.

6 – Cobrança de falta de perto da área. Wilson espalma e Marco Túlio não aproveita o rebote.

17 – Gol do Coritiba! Cobrança de escanteio de Julio Rusch, Alecsandro desvia e Thalisson Kelves aparece para desviar de calcanhar e ampliar a vantagem coxa-branca.

21 – Marcos Moser toca para Guilherme Parede, que chuta de dentro da área. A bola passa ao lado do gol.

22 – Cobrança de falta para a área, Léo Andrade aproveita e balança a rede. Mas o árbitro assinala impedimento.

23 – Gol do Coritiba! Julio Rusch faz lançamento da direita para Guilherme Parede, no lado oposto. O ponta briga com o zagueiro, leva a melhor e toca na saída do goleiro.

34 – Contra-ataque puxado por Kady, que encontra Alecsandro em ótima posição. Thiagão chega atropelando para evitar o 4º gol e é expulso.

45 – Pablo invade a área livre e chuta. Jhones defende. No rebote, Kady bate colocado, para fora.