O lateral-esquerdo Abner, 21 anos, pediu para deixar o Estoril Praia, de Portugal. O site O Jogo, de Portugal, afirmou que o jogador se ofereceu ao Coritiba, clube que o revelou. Em entrevista ao site ZeroZero, de Portugal, o presidente do Estoril, Frederico Pena, confirmou a informação.

Esse processo já estava em andamento há semanas. Ele pediu para sair por ter convites do Brasil. Como não era muito utilizado, cedemos, na condição de ele ficar até ao jogo com o FC Porto porque o Joel tinha sido substituído e o Ailton não estava inscrito. Depois, pedimos ao Abner para ficar mais uma semana, porque o Joel e o Ailton estavam lesionados, disse o dirigente.

Segundo a imprensa portuguesa, Abner já foi devolvido ao Real Madrid, clube que comprou o jogador em julho de 2014. A equipe espanhola pode emprestar o lateral para o Coritiba. A dificuldade na negociação seria o salário do jogador.

Abner estava emprestado pelo Real Madrid para o Estoril desde agosto de 2017. Disputou 11 jogos desde então (oito como titular).

O jogador foi revelado nas categorias de base do Coritiba. Chegou a disputar uma partida como profissional no clube paranaense, no Brasileirão de 2013 – atuou nos 26 minutos finais do empate por 2 a 2 com o Goiás.

Em 2014, o Coritiba vendeu os direitos econômicos de Abner para um grupo de empresários. Em seguida, o jogador foi comprado pelo Real Madrid. Os valores dessas duas transações não foram divulgados.

O jogador rompeu o ligamento do joelho três vezes: uma em abril de 2014 (no Coritiba), outra em setembro de 2014 (já no Real Madrid) e a última em setembro de 2015.

No clube espanhol, ficou no time B, chamado de Real Madrid Castilla, que disputa a terceira divisão nacional. Foi pouco utilizado nos dois primeiros anos, devido às duas lesões no joelho. Na temporada 2016/17, foi titular em 10 jogos e entrou como substituto em 11.

Abner revelou que conversou com o técnico Zidane, do time principal do Real Madrid. Conversei realmente com ele. Nunca escondo que temos uma ótima relação. Ele foi e é muito importante para mim. Foi meu treinador no Real Madrid Castilla e o sucesso dele na equipe principal não é surpresa para mim. Ele me disse que seria importante sair para jogar um grande campeonato. Foi por isso que aceitei o convite do Estoril, que me queria há algum tempo e abriu todas as portas para mim, afirmou.

No elenco atual, o Coritiba conta com três laterais canhotos: Léo Andrade, William Matheus e Henrique Gelain. O paraguaio César Benítez joga nas duas laterais.