Entra em cartaz na quinta-feira (8 de março), no Miniauditório do Teatro Guaíra, o espetáculo Cachorro, de uma das mais importantes e reconhecidas jovens dramaturgas da Alemanha, Dea Loher. E traz uma novidade: uma versão feita para ser inclusiva, com interação que permita a pessoas com deficiência visual experimentar uma peça de teatro que vai além dos recursos da áudio-descrição.

Essas sessões serão realizadas aos domingos da temporada (dias 11, 18 e 25 de março), às 20 horas, quando cegos e baixa visão devem entrar mais cedo, às 19h30, porque participarão de apresentação e terão contato com cenário e figurino. Haverá a inclusão dos elementos verbais descritivos no próprio corpo da dramaturgia e do espetáculo. O formato foi desenvolvido pela Monstruosa Companhia de Teatro, que nasceu com o objetivo de criar espetáculos acessíveis, com consultoria da atriz com deficiência visual Hellen Mieko Hamada, do IPC (Instituto Paranaense de Cegos).

A peça é uma homenagem ao escultor e pintor suíço Alberto Giacometti, um dos grandes nomes da arte moderna, e mostra o encontro de dois personagens anônimos, abandonados pela sorte: um ladrão coxo que fora levado ao quarto de uma prostituta cega que guardava obras de seu amante artista, que fora embora e nunca mais voltara. Naquele entardecer, entre confissões feitas numa atmosfera enigmática, algo será roubado, mas não do modo como se espera.

Estamos mostrando uma possibilidade de se pensar em novas formas de inclusão, olhando para um público que também é consumidor da arte: pessoas cegas e com baixa visão. O teatro é uma arte visual, mas também pode ser sensorial, pode-se doar um pouco do seu trabalho enquanto artista para pensar em alternativas, em soluções criativas. A arte deve chegar a todos que queiram recebê-la, comenta a atriz Juliana Partyka, uma das fundadoras da Monstruosa Companhia de Teatro.

Serviço
Peça Cachorro
Produção: Monstruosa Companhia de Teatro
Direção: Márcio Mattana
Duração: 1 hora
Classificação: 14 anos
Data: de 7 a 25/03, de quinta-feira a domingo, às 20h.
Sessões inclusivas: aos domingos da temporada (11, 18 e 25 de março), às 20 horas – chegar às 19h30.
Local: Miniauditório Teatro Guaíra: Rua Amintas de Barros, s/n, Centro, Curitiba.
Entrada: R$ 30 e R$ 15 (meia entrada)