De acordo com os procedimentos de segurança que as empresas de aviação seguem, crianças desacompanhadas só embarcam com autorização judicial (expedida pela Vara da Infância e da Juventude), documento original e crachá com identificação. Os responsáveis pelos menores de idade devem avisar, no momento da reserva, que ela viajará sozinha. A partir daí, a empresa aérea faz um dossiê completo, com nomes, endereços e telefones dos pais ou das pessoas que vão levar o pequeno passageiro ao aeroporto e, depois, buscá-lo no destino final.

Funcionários da empresa aérea acompanham o menor desde o check-in até o fim da viagem. Já no destino, a criança é levada até o responsável, que deve apresentar um documento de identidade.
[MAIS]
Tirar todas as dúvidas com as companhias é a dica para evitar confusões e o risco de o pequeno não embarcar. Algumas, inclusive, nem permitem que crianças com menos de 5 anos viajem desacompanhadas. Nesse caso, Varig e TAM, por exemplo, exigem que um comissário extra fique com o menor – para garantir atenção redobrada em tempo integral. Muitas vezes, o serviço é cobrado à parte – em cada empresa, há valores diferentes.

Só para eles

A alemã Lufthansa dispõe de um lounge infantil no Aeroporto de Frankfurt. Há desde jogos clássicos, como Lego e pebolim, a games de computador. Tem até cinema – com filmes da Disney e muita pipoca. Nem todas companhias reservam espaços exclusivos para esse (pequeno) público, mas a maioria oferece cardápio especial, brinquedos, revistas de colorir e, claro, muitos vídeos infantis a bordo.