O telefone celular entrou na vida do professor aposentado Adão Lenartovicz, 79 anos, em função do Curso Básico sobre Smartphone ministrado pela Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná). Não sabia nada desta tecnologia, agora vou me divertir com o celular, disse ele, que comprou o aparelho havia quatro dias especialmente para esta capacitação gratuita de nove horas/aula, realizada de terça-feira (06) até esta quinta-feira (08), que reuniu 60 alunos na sede da empresa, em Curitiba.

Seu Adão esteve acompanhado da esposa Roseli Lenartovicz, 70 anos, também professora aposentada que, até então, se considerava refém do neto no manuseio desta tecnologia. Em tom de brincadeira ela disse que agora chegou a minha vez de ensinar.

Na cerimônia de entrega de certificados, Roseli falou em nome da turma da manhã agradecendo a iniciativa da Celepar. Este foi um curso marcado pelo aconchego, desde as mínimas coisas até a nossa inclusão na vida tecnológica.

CELEPAR CIDADÃ – A capacitação promovida pela companhia, segundo o presidente Jacson Carvalho Leite, integra o conceito de Celepar Cidadã, de uma empresa inserida no dia a dia da população, por meio da disseminação de conhecimentos sobre tecnologia. Durante a conversa com os alunos, Leite observou que nas reuniões familiares é comum os avôs e os mais idosos ficarem isolados, enquanto os demais membros das famílias dirigem a atenção ao celular, interagindo cada qual em seu próprio universo. Este curso quebra barreiras de comunicação e interação social, ao mesmo tempo em que ajuda a resgatar a autoestima dos participantes, acrescentou.

O treinamento gratuito faz parte o Projeto Celepar Cidadã que envolve ainda o Curso de Acesso à Internet e Redes Sociais através do computador, também voltado às pessoas com idade superior a 60 anos. Iniciado em novembro de 2016, o Curso Básico de Smartphone que está na sua 27ª edição já ocorreu em 13 cidades paranaenses e atendeu a uma população superior a 1,6 mil pessoas.

AGENDAMENTO – Esta foi a primeira capacitação de 2018 realizada na Celepar, e será repetida na companhia até dezembro, sempre na primeira semana de cada mês. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo telefone (41) 3200-6365. Para participar, o interessado deve ter idade mínima de 60 anos e trazer um smartphone.

Na próxima semana, o Curso Básico de Smartphone acontece no município de Pato Branco, entre os dias 12 a 15. Ainda em março, de 20 a 22, a capacitação está programada para a cidade de Guarapuava. Em abril, além da Celepar, dias 03, 04 e 05, o treinamento está marcado para Rancho Alegre do Oeste, de 09 a 12, e Cafezal do Sul, de 16 a 19. Em fevereiro, de 20 a 22, a capacitação ocorreu em Rio Bom.

DEPOIMENTOS – Com 84 anos, Leny Maciel Paixão mostrou que idade não é barreira para o aprendizado. Ela que possuía algumas informações sobre o uso do celular por orientação de filhos e netos, saiu maravilhada com o atendimento especial que recebeu da equipe de instrutores. Inclusive, minha filha quer participar da próxima turma.

A professora aposentada Neci Matte Moletta, 81 anos, disse que ficou impressionada com a receptividade recebida na Celepar, desde a entrada tudo foi uma maravilha. O curso, segundo ela, foi importante para tirar dúvidas e eliminar a dependência que tinha de netos e bisnetos no uso do celular.

Meu Deus, como recomendo!. Com esta exclamação a aposentada Vera Lucia Hella, 62 anos, definiu sua participação no curso da Celepar.