ESTELITA HASS CARAZZAI
WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) – O ex-vice-diretor do FBI Andrew McCabe foi demitido na noite desta sexta (16) pelo governo de Donald Trump -poucas horas antes de deixar o cargo para se aposentar.
A decisão, que foi motivada por vazamentos desautorizados de informações à imprensa, segundo o Departamento de Justiça, pode influenciar negativamente a pensão a ser recebida pelo servidor.
McCabe havia anunciado sua aposentadoria no início do ano, depois de uma queda de braço com a administração. Ele deixaria a função pública nesta segunda (19).
O antigo número dois do FBI (equivalente à polícia federal americana) é um dos personagens centrais nas suspeitas de obstrução de justiça pelo presidente Donald Trump, durante a investigação sobre a interferência russa nas eleições de 2016.
No ano passado, quando assumiu interinamente a chefia do FBI, McCabe foi questionado por Trump em quem havia votado nas eleições presidenciais, segundo relatos da imprensa. 
O investigador é visto por alguns republicanos como um opositor da Casa Branca. Ele era considerado o braço direito de James Comey, diretor do FBI que foi demitido por Trump, no ano passado. Sua mulher foi candidata ao Senado pelo partido democrata há dois anos, e recebeu milhares de dólares em doações de um aliado próximo de Hillary Clinton.
Trump já criticou o fato em redes sociais e sugeriu que McCabe fosse substituído no comando da investigação do FBI sobre os e-mails de Hillary -que usou um servidor particular para tratar de assuntos oficiais, na época em que foi secretária de Estado.
Foi essa investigação que motivou a demissão do servidor, de acordo com o Departamento de Justiça. A conduta de McCabe no caso era alvo de apuração do inspetor geral, uma espécie de corregedor do Departamento de Justiça, que concluiu que ele vazou informações sobre o caso para a imprensa e mentiu ao falar sobre o fato. O relatório foi concluído no início do mês. 
McCabe não havia comentado sua demissão até o fim da noite desta sexta. A Casa Branca também não se pronunciou a respeito.