LUIZ COSENZO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O homem responsável por planejar o futebol do Santos em 2018 é agora também o articulador de um projeto que promete colocar o Botafogo-SP, rival do clube da Vila Belmiro neste domingo (18), às 19h30, pelas quartas de final do Paulista, em um novo patamar.
Gustavo Vieira de Oliveira, demitido do cargo de gerente executivo do Santos há um mês, está à frente de um plano de transformação do futebol do time de Ribeirão Preto em Sociedade Anônima (S.A). Ele exerceu o cargo na Vila Belmiro por apenas 45 dias.
Gustavo é filho do ex-jogador Sócrates, que também passou pelo Santos, em 1988, quando estava em final de carreira. Ele foi ídolo do Corinthians e do próprio Botafogo. Sócrates morreu em dezembro de 2011.
Desde setembro de 2017, Gustavo e o seu tio Raimar negociam com o Botafogo a chegada de um investidor. O acordo deverá ser fechado nesta segunda-feira (19), quando será realizada uma assembleia-geral de sócios.
O executivo do Grupo Aché, Adalberto Baptista, ex-diretor de futebol do São Paulo, será o responsável pela composição do grupo de investimento. Baptista deixou o clube do Morumbi em 2013 e foi substituído justamente por Gustavo Oliveira, que ficou no cargo até maio de 2015. Ele ainda retornou no mesmo ano e permaneceu por mais 11 meses.
“Está tudo bem alinhado e vejo como a solução do Botafogo. A única receita que temos no ano é a cota do Campeonato Paulista, além de patrocínios. Na Série C do Brasileiro, a CBF não destina nada de cota aos clubes. Com essa parceria, o nosso objetivo é conquistar o acesso à Série B em 2018, quando completamos cem anos”, disse Gerson Engracia Garcia, presidente do Botafogo.
A reportagem tentou entrar em contato com Gustavo Oliveira, mas não conseguiu.
No projeto, o clube teria 60% do controle da empresa que será criada, enquanto os investidores teriam 40%.
A nova companhia, que seria responsável por gerir o futebol profissional e as categorias de base, ficaria com o dinheiro proveniente do departamento, como cota de televisão, sócio-torcedor e bilheteria das partidas do time.
Já a equipe de Ribeirão Preto receberia dinheiro com o aluguel do estádio Santa Cruz para jogos, além das receitas de placas de publicidade.
“Nosso primeiro objetivo é consolidar o Botafogo entre os 30 melhores times do Brasil em um prazo de sete anos. Neste período, queremos estar na Série A do Brasileiro”, disse Adalberto Baptista, que evita comentar sobre a negociação antes da votação pela assembléia geral de sócios do clube.
Atualmente, apenas o Figueirense é uma S. A. entre as equipes da Série A e B do Brasileiro.
“Temos condições de nos tornarmos o maior clube do interior do Brasil. Podemos ocupar o espaço que hoje pertence à Chapecoense”, disse Rogério Barizza, ex-presidente do clube nos anos de 2014/2015, que iniciou as negociações com Gustavo.

BOTAFOGO-SP
Tiago Cardoso; Marcos Martins, Naylhor, Plínio, Mascarenhas; Walfrido, Diones, Lucas Taylor, Danielzinho, Dodô; Bruno Moraes. T.: Léo Condé

SANTOS
Vanderlei; Daniel Guedes, Lucas Veríssimo, David Braz, Jean Mota; Alison; Léo Cittadini, Vecchio; Sasha, Rodrygo, Gabigol. T.: Jair Ventura

Estádio: Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP)
Horário: 19h30 deste domingo
Juiz: Raphael Claus