SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Perto do encerramento, o prazo para o cadastro biométrico eleitoral nas 84 cidades paulistas que terão a obrigatoriedade nas eleições deste ano ainda não foi suficiente para muitos eleitores. Do total de municípios, 32 estão com percentual abaixo de 70%, segundo levantamento do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo. As informações são da Agência Brasil.
O processo de cadastramento, na maioria dos municípios, começou em março do ano passado e deve se encerrar no dia 27 deste mês. Em nove municípios (Guarulhos, Votorantim, Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Salto de Pirapora, Botucatu, Itatinga, Pardinho e Várzea Paulista), o prazo ainda é mais curto, acabando no dia 23.
Com esse déficit, mais de 390 mil eleitores, cerca de 32,76% do eleitorado que é obrigado a ter cadastro digital, podem ter o título cancelado, caso não façam o procedimento. O estado de São Paulo tem 645 municípios.
Os eleitores de Guarulhos estão entre os que precisam fazer o cadastro biométrico para votar em 2018. O município é o segundo maior colégio eleitoral do estado, com 936.689 eleitores. Os números da cidade, no entanto, preocupam o tribunal, pois apenas 67,91% dos votantes fizeram a biometria.
De acordo com o TRE, São Paulo tem 32,9 milhões de eleitorais, dos quais 38,86% já fizeram a coleta da digital. Mais de 61%, cerca de 20 milhões de pessoas, no entanto, ainda não atenderam à convocação para o cadastramento.
Acesse o link a seguir para ver a lista dos municípios com biometria obrigatória em São Paulo: http://www.tre-sp.jus.br/eleitor/identificacao-biometrica-1/identificacao-biometrica