O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) divulgou, nesta segunda-feira (19), a previsão para o outono no Estado, que começa começa às 13h15 de hoje e termina às 7h07 de 21 de junho. Segundo a previsão, a estação começa com muita chuva, o que pode prejudicar o campo. Quanto mais tarde o milho safrinha for semeado, maior é o risco para as lavouras, que ficam suscetíveis a danos e perdas por geadas a partir de maio, alertam as pesquisadoras em agrometeorologia do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Heverly Morais e Angela Costa. Semeado com atraso devido à colheita tardia da soja causada pelo excesso de chuvas no verão, o milho safrinha estará em estágio de floração e frutificação.

A cultura do trigo deve desenvolver-se normalmente, pois estará na fase vegetativa, tolerante a baixas temperaturas. Em caso de previsão de geada, as plantações de hortaliças e café devem ser protegidas conforme as orientações técnicas do Iapar. Em meados de maio o Simepar inicia o serviço Alerta Geada, especialmente desenvolvido para orientar agricultores durante o outono e o inverno.

Previsão
A previsão indica chuvas dentro da normalidade nas regiões Central e Centro-Sul do Paraná. No Oeste, Sudoeste e Noroeste, a tendência é de chuvas um pouco acima da normalidade durante a estação. As ocorrências devem diminuir um pouco no Litoral, na Região Metropolitana de Curitiba e no Norte Central. Em todo o Sul Brasil, segundo o Inmet, os volumes totais de chuvas devem variar entre 150 e 400 milímetros.

As chuvas devem variar muito entre as regiões, porém as variações, tanto acima quanto abaixo, ficam próximas à normalidade climatológica, observa o meteorologista do Simepar, Cezar Duquia. Ao longo do outono, as temperaturas terão variações drásticas, oscilando entre mínimas de 12 a 18 graus e máximas de 18 a 28 graus.