A Prefeitura de Paranaguá e a 1ª Regional de Saúde lançam hoje a quarta etapa de vacinação contra a dengue. O prefeito Marcelo Roque participará do evento, que será às 10 horas, no Terminal Rodoviário Urbano. As doses estarão disponíveis em 18 unidades básicas de saúde e também serão feitas por equipes volantes, que percorrerão locais de grande circulação como escolas, supermercados e empresas. A campanha acontece em Pareanaguá e outros 29 municípios re maior risco da doença no Estado.
A meta é imunizar 21 mil pessoas até o final da campanha, em 28 de abril. A primeira etapa da vacinação ocorreu em 2016 e outras duas no ano passado. Podem ser imunizadas pessoas com idade entre 9 e 44 anos, 11 meses e 29 dias, que já tomaram a segunda dose da vacina. À Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap) será incumbida a responsabilidade pela realização da campanha nas unidades básicas. As equipes da 1ª Regional de Saúde farão a vacinação com as equipes volantes.
Para ser protegido totalmente contra a dengue o cidadão deve completar o esquema vacinal, com as três doses. Vale lembrar que a vacinação ocorre devido à epidemia registrada no início de 2016, com mais de 30 mil casos notificados e que resultou na morte de 30 pessoas na cidade, provocando uma grande comoção e um caos no sistema municipal de saúde, tendo em vista que não havia estrutura necessária para o atendimento da população doente.
Outra ação para que Paranaguá não volte a ter uma nova epidemia da dengue é a aplicação de inseticida com os carros de fumacê. Por duas vezes o Governo do Estado encaminhou suas equipes a Paranaguá para realizar o serviço, que é eficaz para exterminar o mosquito na forma alada.