O PSol marcou para essa terça (20) mais um ato em homenagem à vereadora Marielle Franco (PSol), assassinada no Rio de Janeiro, em Curitiba. O evento chamado Marielle Vive está marcado para as 19 horas na escadaria da Universidade Federal do Paraná, na Praça Santos Andrade, no Centro da Cidade. 

“Este grito ainda ecoa e ganhou as ruas de todo o país – as balas que atingiram Marielle não nos farão calar. Mostraremos, uma vez mais, que a sua luta resiste e multiplica-se, contra a militarização, contra o genocídio do povo negro, pela vida das mulheres. Façamos com que o dia 20 se torne um dia nacional e internacional de atos de luta e resistência”, diz o texto que chama para o evento no Facebook, que já conta com 482 confirmações de presença e 1.300 interessados. 

Veja a convocação para o evento

Será o segundo ato em homenagem à vereadora.  Quase duas mil pessoas, segundo a organização, participaram na noite de quinta-feira passada (15) em um Ato-Vigília também na Praça Santos Andrade.

Veja galeria de fotos da vigília na Praça Santos Andrade pela morte de Marielle

Assista aos últimos momentos da vereadora Marielle

 

 

Entenda o caso

A vereadora Marielle Franco (PSOL), 38, foi morta na noite de quarta (14) na zona norte do Rio. Ela e o motorista do carro em que estavam foram baleados e ambos morreram. Uma assessora que a acompanhava sobreviveu. Ela voltava do evento “Jovens Negras Movendo as Estruturas”, uma roda de conversa na Lapa (centro), quando foi interceptada pelos criminosos.

A vereadora era aliada do deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL), que ficou em segundo lugar na eleição para prefeito do Rio. Segundo ele, nem o partido nem a família de Marielle sabiam de ameaças contra ela. “Cabe à polícia investigar. Há caminhos para se investigar esse crime”, afirmou. Para ele, a morte de Marielle “é um crime contra a democracia, um crime contra todos nós”. Chorando, disse que a conheceu jovem, há dez anos, quando ela começou a trabalhar com o deputado. “Era uma pessoa muito importante na luta contra o racismo no Rio”, disse ele.