GIULIANA MIRANDA
LISBOA, PORTUGAL (FOLHAPRESS) – Lisboa subiu cinco posições no novo ranking global de qualidade de vida da consultoria Mercer e é a agora 38ª melhor cidade do mundo para se viver. Com o resultado, a capital portuguesa deixou para trás concorrentes famosas, como Paris (39ª), Nova York (45ª), Londres (41ª) e Madrid (49ª).
A 20ª edição da já tradicional lista anual foi liderada por Viena, na Áustria, pela nona vez consecutiva, em uma relação que inclui 231 cidades de todos os continentes.
De acordo com a organização do ranking, a lista é feita com base na análise minuciosa de relatórios sobre cada uma das cidades. Entre os critérios considerados estão o ambiente social e político, a qualidade e a facilidade de acesso à educação, além do sistema de transportes, dos serviços públicos e do ambiente econômico.
A segunda posição fica com Zurique, na Suíça, seguida por um empate entre Auckland, na Austrália, e Munique, na Alemanha, na terceira posição.
No 5º lugar, Vancouver é a cidade das Américas mais bem colocada. Na América do Sul, Montevideu, no Uruguai, é a mais bem classificada, na 77ª posição.
Brasília é a cidade brasileira mais bem avaliada, aparecendo apenas na 108ª colocação.