LEO BURLÁ RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – A suspensão preventiva do atacante Rildo não foi acolhida por Marcelo Jucá, presidente do TJD-RJ (Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro). No entendimento de Jucá, o pedido encaminhado pelo procurador André Valentim não deve ser acatado sem respeitado o deviso processo legal.

Em seu despacho, o presidente argumenta que a “entrada foi extremamente desproporcional e desleal, contudo, neste momento, o presidente do órgão judicante não pode proferir nenhuma decisão que caracterize uma condenação sumária”. Ainda que a suspensão preventiva não tenha ido adiante, o vascaíno terá seu caso analisado pela 5ª Comissão Disciplinar Regional que, em breve, levará o jogador cruzmaltino a julgamento.

O lance que resultou na fratura de João Paulo, do Botafogo, aconteceu logo aos 2 minutos do primeiro tempo. O alvinegro levou a pior e a passou por cirurgia na última segunda-feira e ficará, no mínimo, seis meses se recuperando. FERJ A Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), através de sua Comissão de Arbitragem (Coaf-RJ), voltou recuou e decidiu por suspender por tempo indeterminado o árbitro Leonardo Cavaleiro em função do lance que originou a lesão do meia João Paulo. Ainda na noite de domingo, a Ferj havia emitido um comunicado alegando que Cavaleiro deveria expulsar o atacante vascaíno Rildo, responsável pelas duas fraturas na perda direita de João Paulo ao entrar de sola em uma dividida com o alvinegro. A entidade, no entanto, naquela ocasião, não interpretava que o árbitro deveria ser suspenso. 

“Após reunião na sede da FERJ, na tarde desta terça-feira (20/03), com dirigentes do Botafogo, a COAF-RJ, depois de rever e analisar novamente o lance que originou a lesão do jogador João Paulo, do Alvinegro, pelo vascaíno Rildo, optou pelo afastamento do árbitro Leonardo Garcia Cavaleiro, que apitou o clássico do último domingo (18), entre Botafogo e Vasco, pela última rodada da Taça Rio”, diz o comunicado emitido nesta terça pela entidade. Botafogo e Vasco voltam a se enfrentar nesta quarta-feira, no estádio Nilton Santos, pelas semifinais da Taça Rio. O Cruzmaltino tem a vantagem do empate.