O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) e a prefeitura de Curitiba lançam, hoje, às 14h30, um projeto piloto de implantação de espaços exclusivos para motos. A nova sinalização será instalada nos dois sentidos da Avenida Victor Ferreira do Amaral, no bairro Tarumã, próximo à sede do Detran.
A sinalizaçõa consiste em bolsões, ou box, áreas delimitadas nos cruzamentos e permitem que os veículos menores aguardem a abertura dos semáforos na frente de carros, ônibus e caminhões. A medida evita que as motos fiquem paradas entre os carros enquanto o semáforo estiver fechado e assim diminui o risco de acidentes na hora da saída dos veículos. A medida experimental tem um forte motivo para a segurança no trânsito. No Paraná, a frota de motocicletas representa apenas 20% do total de veículos em circulação. No entanto, as motos estão envolvidas em 33% dos acidentes registrados e os motociclistas são 38% dos feridos e 23% dos mortos no Estado. Em Curitiba, são 150.826 motos registradas, o equivalente a 10,76% da frota da Capital, que soma 1.401.710 veículos.
Do total de acidentes de trânsito com vítimas no Paraná em 2016, 30% envolveram motocicletas. A cada dez leitos de UTI no Paraná, quatro são ocupados por vítimas de acidentes de trânsito e, em média, 30% estão relacionados a motos.
Medidas semelhantes já são testadas em outras cidades brasileiras, como Campinas (SP), que criou os bolsões no ano passado. A Avenida Sete de Setembro, dentro da Área Calma, em Curitiba, os cruzamentos também têm os bolsões para motos e bicicletas nos semáforos.