Quinze adolescentes que tentaram entrar no ônibus sem pagar a tarifa foram apreendidos, no início da tarde de ontem, em ação coordenada pela Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito. Fiscais da Urbs acompanharam a operação. A tentativa da chamada prática de fura-catraca, por adolescentes entre 14 e 17 anos, foi flagrada na estação-tubo Moysés Marcondes, localizada na Avenida João Gualberto, bairro Juvevê.
Eles foram encaminhados pela Guarda Municipal à Delegacia do Adolescente para o procedimento padrão para esse tipo de situação: assinatura de boletim de ocorrência circunstanciado, com liberação após a chegada de pais ou responsáveis. Dois adolescentes estavam com pequenas quantidades de maconha.
Além da ação de ontem, outras 55 pessoas que furaram a catraca em estações-tubo de regiões diversas foram encaminhadas à delegacia por equipes da Defesa Social, desde o segundo semestre de 2017.
Esse tipo de ação atua em duas frentes: a primeira, de combater um delito, no caso desta quarta um ato infracional cometido pelo adolescente, e também diminuir o rombo nos cofres públicos, uma vez que esse tipo de prática onera o preço da tarifa pago pelos demais passageiros, afirmou o secretário da Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.