O ex-deputado federal do Paraná Luciano Pizzatto morreu no início da madrugada de ontem em um quarto do Hotel Nacional, em Brasília, vítima de um mal súbito. Pizzatto atuava como secretário de representação do governo do Estado na Capital federal, mas morava em Curitiba. Ele completaria 61 anos amanhã. O governador Beto Richa (PSDB) e o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PMN), decretaram luto oficial de três dias. A Assembleia Legislativa fez o mesmo e suspendeu a sessão de ontem.
Na terça-feira, Pizzato acompanhou a vice-governadora Cida Borghetti (PP), em agenda oficial, no Fórum Mundial da Água e seminário internacional da primeira infância, até às sete horas da noite. Segundo a assessoria de Cida, ele não apresentava nenhum mal estar na ocasião. De acordo com a assessoria da Polícia Militar do Distrito Federal, uma testemunha que estava no hotel disse que ele tinha histórico de problemas cardíacos e sofria de diabetes. Ele teria passado mal ao deitar, caído da cama e batido a cabeça na cômoda, sofrendo um corte na testa.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado, mas não conseguiu reanimá-lo. De acordo com boletim da PM, o hotel acionou o comando por volta de 1h14 da madrugada de ontem. O ex-deputado tinha histórico de problemas cardíacos e sofria de diabetes. Ele deixa esposa e três filhos. A perícia da Polícia Civil do Distrito Federal foi solicitada para o local, que ficou responsável pela investigação do caso.
O dia de hoje nos reservou uma triste notícia. O falecimento do ex-deputado e secretário especial do Governo, Luciano Pizzatto. Que Deus conforte a família neste momento de dor e que ele descanse na paz do Senhor, comentou o governador nas redes sociais.
Candidatura – A vice-governadora disse que Pizzatto se preparava para se candidatar à Câmara Federal. Cida disse que perdeu um grande amigo e que o Paraná e o Brasil perderam um dos maiores especialistas do país em meio ambiente. Ela contou que Pizzatto estava bem durante os últimos dias. Tranquilo, o Luciano de sempre. Risonho, piadista. Acompanhou toda a nossa agenda em Brasília desde muito cedo. Foi realmente um choque. Parece que não caiu a fixa, ele estava super bem, lamentou.
Pizzatto era próximo de Cida Borghetti e estava cotado para assumir uma secretaria de Estado na gestão da vice após a possível renúncia do governador Beto Richa para concorrer a uma vaga ao Senado nas eleições deste ano. Ele foi deputado estadual por um mandato e deputado federal por quatro legislaturas.
Em 1992, concorreu à Prefeitura de Curitiba, sendo o terceiro mais votado. Em 2016, chegou a lançar pré-candidatura à Prefeitura de Curitiba, mas acabou desistindo. Ele disputou o pleito como vice na chapa da candidata Maria Victória, do PP, filha de Cida Borghetti e do ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP). Pizzatto também presidiu a Companhia Paranaense de Gás, a Compagás.