SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O ministro de Relações Exteriores do Reino Unido, Boris Johnson, disse nesta quarta (21) que o presidente russo, Vladimir Putin, vai usar a Copa do Mundo de 2018 para melhorar a imagem do país, da mesma forma que Adolf Hitler usou a Olimpíada de 1936 em Berlim para projetar a Alemanha nazista.
A declaração foi dada numa sabatina do ministro com deputados britânicos, que tinha como pano de fundo o caso do ex-expião russo Serguei Skripal, que foi envenenado em Salisbury, na Inglaterra. Londres acusa Moscou pelo envenenamento.
O caso abriu uma crise diplomática entre Londres e Moscou, levando à discussão sobre um possível boicote inglês à Copa –opção que Johnson descartou nesta quarta.
Após um parlamentar fazer a comparação entre os dois casos, Johnson disse concordar com a declaração. “A caracterização do que vai acontecer em Moscou na Copa do Mundo, em todas sedes, eu creio que a comparação com certeza está correta.”
Pouco após a fala de Johnson, o Ministério de Relações Exteriores russo respondeu, afirmando que qualquer comparação entre o país e a Alemanha nazista é inaceitável.
Os Jogos Olímpicos de 1936 aconteceram três anos após Hilter chegar ao poder e ele decidiu usar o evento como uma ferramenta de propaganda e uma demonstração de superioridade dos alemães sobre o resto do planeta.
Por isso, diversos atletas atletas do país que tinham origem judaica foram impedidos de competir.
Apesar de a Alemanha ter ficado pela primeira e única vez em primeiro lugar no quadro de medalhas em uma edição de verão da Olimpíada , o plano de Hitler acabou ofuscado por Jesse Owens.
O americano, negro e neto de escravos, foi o atleta mais bem sucedido da competição ao vencer quatro ouros no atletismo.