A sessão do Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), que irá julgar o pedido do habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi aberta pela a conclusão do julgamento sobre a proibição de doações ocultas para campanhas eleitorais,iniciado na sessão desta quarta-feira, 22. O placar está 9 a 0 a favor da proibição.

Faltam votar o decano do tribunal, Celso de Mello, e a presidente do Supremo, Cármen Lúcia. Depois disso, é que o pedido de Lula será analisado.

O petista tenta evitar a prisão após julgados os recursos pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), o que acontece na próxima segunda-feira (26).

Durante a sessão de ontem do STF, o ministro Marco Aurélio afirmou que estava pronto para apresentar questão de ordem sobre o tema, para que fosse marcada a data de julgamento das ações que discutem prisão após condenação em segunda instância. Mas, com o anúncio de Cármen, o ministro afirmou que não faria mais, justificando que a questão será discutida amanhã, durante o julgamento do habeas corpus.