DIOGO BERCITO
MADRI, ESPANHA (FOLHAPRESS) – Um homem armado mantém reféns em um supermercado em Trèbes, no sul da França, em uma ação que deixou pelo menos duas pessoas mortas, de acordo com as informações do Ministério do Interior. Os nomes das vítimas não foram divulgados.
A rede de TV BFM relata que o homem anunciou pertencer à organização terrorista Estado Islâmico, responsável pela série de ataques que deixou 130 mortos em Paris em 2015. A facção não reivindicou a ação, porém, nem há provas de que esteja envolvida.
A mesma rede de TV diz que o homem armado exigiu a libertação de Salah Abdeslam, um dos responsáveis pelos atentados de 2015. Isso não foi confirmado pelas autoridades.
O premiê francês, Édouard Philippe, afirmou que todas as informações “nos levam a pensar que os ataques sejam terroristas”. A situação, disse, é “grave”. As investigações estão nas mãos das forças de combate ao terrorismo.
A polícia disse que o homem a princípio tomou oito reféns nesse mercado, em uma região rural. O prefeito Trèbes, Eric Ménassi, afirmou que todos -exceto um policial- já foram libertados, e relatou haver ao menos duas vítimas. Como a ação segue em curso, as informações ainda não são definitivas.
Os arredores do mercado foram interditados durante a ação policial, segundo a prefeitura. Dezenas de membros das forças de segurança foram deslocadas ao local, incluindo equipes médicas. O ministro do Interior, Gerard Collomb, está a caminho do local.
A agência de notícias francesa AFP relata que o homem entrou no mercado às 11h15 locais (às 7h15 de Brasília) e que foram ouvidos disparos de tiros. Uma testemunha afirmou ter ouvido gritos de “Allah akbar” (Deus é maior, em árabe) e visto facas, uma pistola e granadas.
Duas horas antes, policiais nessa mesma região foram atacados e um deles se feriu. As duas ações podem estar relacionadas, mas isso ainda não foi confirmado.