FERNANDA WENZEL SÃO LEOPOLDO, RS (FOLHAPRESS) – Apoiadores do ex-presidente esperavam a chegada de Lula no centro de São Leopoldo, quando foram surpreendidos por um avião que levava uma faixa onde se lia: “Lula o Brasil te quer em cana”. A reportagem não conseguiu confirmar quem está por trás da provocação.

O petista deve chegar nas próximas horas à cidade da região metropolitana de Porto Alegre, última parada da caravana Lula Pelo Brasil no Rio Grande do Sul.  A previsão é que ele viesse de Passo Fundo, mas teve de mudar o roteiro depois que manifestantes impediram o acesso à cidade. O grupo, em sua maioria, era de apoiadores do deputado Jair Bolsonaro. Informados pelo rádio, eles usaram tratores e queimaram pneus para obstruir a passagem da caravana.

A Brigada Militar usou bombas de gás lacrimogêneo para dissipar os manifestantes. Mas Lula e sua comitiva continuaram retidos na estrada.  Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de São Leopoldo, a comitiva foi até Chapecó, em Santa Catarina, de onde pegaria um avião até São Leopoldo.  A viagem do ex-presidente pelo estado tem sido marcada por uma série de protestos.

Enfrentando manifestações desde terça-feira (20), a caravana conta com uma escolta do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).  A região Sul, escolhida para a quarta etapa da caravana, é onde o ex-presidente tem menos apoio.