SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Secretaria Municipal de Segurança Urbana de São Paulo anunciou, nesta sexta-feira (23), o lançamento de um aplicativo para celulares que tem como objetivo auxiliar no monitoramento da capital.
Batizado de SP+Segura, o app é descrito pela pasta como um “Waze da segurança”, em referência à popular ferramenta de trânsito, que funciona à base da participação de usuários.
Assim como o Waze, o aplicativo depende de colaboração popular para um bom funcionamento. A ideia, segundo o secretário José Roberto Rodrigues de Oliveira, é “fazer com que cada celular seja uma câmera de segurança na cidade”.
Quanto mais reportes cadastrados, mais completa a ferramenta. Os usuários podem ver, em tempo real, se há algum tipo de ocorrência perto deles. 
IMPLICAÇÕES DE SEGURANÇA
Apesar da premissa, alertas de segurança fornecidos por usuários implicam em uma série de implicações de segurança. Uma delas é a de alertas falsos.
Outra, a de exposição indesejada de dados -um cadastrado mal-intencionado poderia reportar uma foto de placa de veículo ou do rosto de uma pessoa apenas por má-fé, por exemplo.
Para isso, a secretaria garante ter uma equipe monitorando 24h por dia para realizar uma filtragem. Se for o caso, borra fotos, por exemplo.
Oliveira ressalta que, pelo fato de o usuário passar por um cadastro, qualquer ocorrência em que seja configurada uma conduta como essa pode ser responsabilizada.
Sob o nome de Polícia Popular, a empresa de tecnologia que criou a plataforma afirma não ter acesso aos dados cadastrados.
Segundo a secretaria, já são 42 mil usuários, incluindo a equipe da Guarda Civil Municipal, que tem acesso e pode utilizar o georreferenciamento do sistema. De acordo com o secretário, o aplicativo conta com colaboração também da Defesa Civil e do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).
O app está disponível gratuitamente para download em smartphones que utilizam Android e iOS, nas suas respectivas lojas virtuais.