“Portadores de deficiência devem ter autonomia na circulação de prédios públicos.” O comentário é do vereador Zé Maria (PPS) que apresentou projeto na Câmara de Curitiba prevendo a sinalização tátil, sonora e visual em imóveis onde funcionam órgãos públicos.

“A acessibilidade dos deficientes visuais deve obedecer sinalização tátil direcional e de alerta no piso, corrimão das escadas, portas de banheiros e sonora em elevador (indicação do andar onde está parado), além de botoeiras em braile. O acesso de portadores de deficiência auditiva deverá obedecer sinalizações informativas, indicativas e direcionais, propiciando condições adequadas e seguras”, argumenta.

Para o parlamentar, “com a aprovação do projeto, a Prefeitura deverá instalar os equipamentos necessários, estimulando o convívio em sociedade, possibilitando aos portadores de necessidades especiais uma vida mais digna e sem dependências”.

Placa
Para evitar acidentes, a vereadora Roseli Isidoro (PT) requer a reinstalação da placa “Preferencial” na Rua Hayton da Silva Pereira, esquina com Frederico Stadler Junior, no Capão da Imbuia. Segundo a parlamentar, a placa foi derrubada por um caminhão que fazia a manobra no local.

Calçadas
As emendas ao orçamento do vereador Serginho do Posto (PSDB) vão tornar a vida dos pedestres e motoristas mais fácil. O parlamentar destinou verbas para recuperação de calçadas e obras de pavimentação das ruas atendidas pelas administrações regionais do Cajuru e Portão.