A disputa eleitoral no Paraná voltou a tomar contornos de “caso de polícia” ontem. A Justiça Eleitoral determinou a apreensão nas dependências do quartel do Corpo de Bombeiros de Londrina, dois CDs com vídeos de divulgação da campanha do candidato à reeleição, governador licenciado Roberto Requião (PMDB). Também em Londrina, foram apreendidos ainda 200 mil exemplares de um jornal apócrifo – de origem não identificada – com ataques contra o candidato do PDT ao governo, senador Osmar Dias.

No caso dos CDs, a apreensão foi determinada porque de acordo com a legislação eleitoral, “é proibido ceder ou usar, em benefício de candidato, partido político ou coligação, bens móveis ou imóveis pertencentes à administração direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios”.

Os vídeos trariam uma mensagem de Requião pedindo desculpas aos militares. No início do mês passado foi divulgado na internet outro vídeo no qual o governador afirma que possui em sua residência oficial – Granja Canguiri – um “criame de PMs, que não estão se reproduzindo”.

“Após denúncia, fizemos a busca e apreensão e de fato encontramos o material. O vídeo seria exibido durante a tarde de ontem para toda corporação. O material trazia declarações do governador se retratando com os policiais”, explica o oficial de Justiça da Zona Eleitoral 189, Maurício Teixeira dos Anjos.

O material apreendido foi encaminhado ao Ministério Público Eleitoral, que vai pedir a Polícia Federal a abertura de inquérito policial para que seja investigada a origem dos CDs. Segundo a Justiça Eleitoral de Londrina, o material de campanha requianista teria sido entregue pelo comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Almir Porcides Junior.

A coligação que representa Osmar Dias informou que não irá entrar com representação contra Requião no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PR), já que confia no trabalho da PF.

Reincidência – Também foi apreendido, ontem em uma gráfica de Londrina, 200 mil exemplares de um jornal apócrifo com acusações a Osmar Dias e elogios a Requião. O pedido de busca e apreensão foi feito pelo juiz da Zona Eleitoral 189, Mário Nini Azzolini, uma vez que o jornal “Fique Ligado Paraná” não identificava o responsável pela publicação.

O jornal informava apenas se tratar de uma publicação de um suposto movimento sindical pró Requião. Em seu conteúdo, trazia ofensas contra Osmar Dias e elogios ao atual governador. Por volta das 9h30, oficiais de Justiça acompanhados pela Polícia Federal foram até a gráfica onde estavam sendo impressos os jornais, no Centro de Londrina, e imediatamente iniciaram a apreender o material apócrifo.

Na noite da última terça-feira, já haviam sido apreendidos, na sede do Sindicato dos Trabalhadores no Setor de Alimentação de Londrina, cerca de 30 mil exemplares do mesmo jornal. (AB)