Seguindo o mesmo processo de aumento da expectativa de vida dos países desenvolvidos, como os europeus, a sociedade brasileira está envelhecendo e a média de vida do brasileiro ultrapassa 70 anos. Hoje, no Brasil, há 18 milhões de idosos, o que corresponde a pouco mais de 10% do total da população. Estima-se que, em 2025, essa porcentagem corresponda a 14%.

O envelhecimento traz consigo a preocupação com uma melhor qualidade de vida, já que transformações metabólicas, psicológicas e limitações físicas começam a ocorrer com o avanço da idade. Hoje em dia existem vários programas para a terceira idade, clubes, bailes, recreação, criados especialmente para atender a esse público. A tecnologia e o avanço da medicina também colaboram para oferecer uma melhor qualidade de vida aos idosos. Porém, pequenas mudanças, no dia-a-dia do idoso, podem prevenir algumas doenças e garantir uma vida mais saudável para a terceira idade.
[MAIS]
Segundo a especialista em nutrição clínica, Teresina Mendes dos Santos, o cuidado com a nutrição é primordial nessa fase de vida. Os idosos pertencem ao grupo nutricional de risco, devido a mudanças metabólicas e de hábitos de vida. “Ao envelhecer, não sentimos mais os sabores suaves, pois o paladar não é mais o mesmo de quando se tinha 20 ou 30 anos, já que as papilas gustativas também envelheceram”, explica a nutricionista, lembrando que geralmente os idosos preferem alimentos com sabores fortes, condimentados, com muito sal e  açúcar, o que não é saudável e pode aumentar o risco de doenças como diabetes e hipertensão, mais comuns nessa fase da vida.

Outro problema que pode gerar hábitos alimentares negativos é a perda dos dentes ou o aparecimento de problemas na gengiva. A especialista afirma que esses problemas fazem com que os idosos evitem comer frutas, alimentos crus e carnes, fontes de nutrientes essenciais ao organismo. “Outro erro cometido pelos mais velhos é excluir da dieta o leite e seus derivados, o que pode causar franqueza óssea e causar osteoporose”, alerta.

Embora não exista uma única dieta para idosos, pois as necessidades variam muito de uma pessoa para outra, algumas regras valem para todos. “Além do consumo reduzido de alimentos calóricos, os idosos precisam somar a sua dieta alimentos altamente nutritivos”, ensina a nutricionista.

Os idosos devem restringir o consumo de alimentos gordurosos, como frituras, evitarem doces, e privilegiar alimentos nutricionalmente saudáveis de diferentes grupos nutricionais, além de beber muita água. “A maioria dos idosos não sentem muita sede, por isso esquecem de beber água e ficam desidratados”, finaliza a especialista.