Diferentemente dos outros animais, os gatos não conseguem sintetizar a Taurina, um aminoácido resultante da Metionina e Cisteína, juntamente com a vitamina B6. A Taurina atua na formação e funcionamento da retina e também na formação de sais biliares dos gatos. O principal problema causado em sua deficiência é a degeneração da retina e cegueira. Por isso, os melhores produtos do mercado apresentam um bom suprimento de Taurina. A Total Alimentos, única empresa brasileira de pet food com três certificados de qualidade (ISO 9001, HACCP e BPF/GMP), disponibiliza a linha Max Cats, um alimento deliciosamente saudável. Além de enriquecida com Taurina, cada detalhe na formulação destes produtos visa promover saúde, longevidade e qualidade de vida ao gato. O diferencial da família Max são os ingredientes nobres, como as proteínas de galinha e ovelha, que oferecem qualidade e excelente palatabilidade.

Como a taurina é encontrada naturalmente em proteínas animais, é necessária a inclusão deste ingrediente na elaboração de alimentos industrializados. Em respeito aos animais, a Total Alimentos utiliza na Família Max proteína animal de alta qualidade com principal ingrediente, para fornecer níveis ótimos de taurina natural, provenientes de frango e ovelha. “São carnes nobres, que oferecem boa digestibilidade e muitos nutrientes”, afirmou o médico veterinário Manoel Valim.

Ao contrário de outros aminoácidos, a taurina é encontrada como um aminoácido livre nos tecidos do corpo, como o coração e os olhos, e não é incorporada nas proteínas. “A maioria dos mamíferos – inclusive os humanos – produz a taurina.  No entanto, os gatos não podem produzir uma quantidade suficiente e, por isso, precisam de alimentos enriquecidos com taurina em quantidade suficiente para, por meio da dieta equilibrada, atender às necessidades de seu organismo. Para satisfazer esse requisito, os gatos são carnívoros, pois a taurina é encontrada exclusivamente em proteínas animais”, explicou Valim.

Com dietas pobres ou sem taurina, os gatos apresentam graves problemas de saúde em alguns meses. O principal deles é a cegueira. “A taurina é essencial para o desenvolvimento e funcionamento corretos das células da retina dos olhos. Se houver insuficiência de taurina, acontece a degeneração retiniana central em felinos, ou seja, as células da retina não funcionarão adequadamente e poderão morrer, causando visão debilitada e até cegueira”, afirmou Valim.

Outro problema comum em gatos com dietas pobres em taurina são as doenças do coração, já que este aminoácido é necessário para o bom funcionamento das células do músculo do coração. “A deficiência deste nutriente causa enfraquecimento do músculo do coração, podendo causar parada cardíaca, que chamamos de cardiomiopatia dilatada. Ela pode ser fatal”, advertiu o médico veterinário.

Gatas em gestação e lactação, assim como os filhotes, também precisam de um suprimento satisfatório de Taurina, para garantir o desenvolvimento estrutural correto.  Por isso,  a Total Alimentos disponibiliza o Max Milk Gatinhos, um substituto do leite materno em pó para recém-nascido, enriquecido com taurina e vitaminas A e D, além de outras vitaminas e sais minerais essenciais para o bom desenvolvimento dos filhotes. A linha Max oferece sete alimentos que oferecem qualidade de vida para os gatos em todas as fases da vida: Max Milk Gatinhos, Max Cats Filhotes, Max Cats Buffet, Max Cats Peixes, Max Cats Tradição, Max Cats Light e Max Cats Nuggets.

 

A Total Alimentos é a primeira empresa brasileira a obter a certificação de GMP/BPF, com Reconhecimento Internacional, para a divisão de Pet Food e Snacks, pela empresa de certificação SGS do Brasil. A empresa possui uma das fábricas mais modernas da América Latina, localizada na cidade de Três Corações, Minas Gerais, e conta com um parque industrial de mais de 500 mil metros quadrados. Qualidade e viabilidade dos produtos são supervisionados pelo Dr. George Fahey, Ph.D em Nutrição Animal pela Universidade de Illinois, Estados Unidos.