Metade dos candidatos reprova no exame prático do Detran-PR

Por isso, órgão vai fiscalizar auto-escolas para verificar número de aulas

15/04/08 às 00:00 - Atualizado às 15:25 Redaçao Bem Paraná

Estatísticas do Detran/PR revelam que cerca da metade dos candidatos avaliados tem que retornar às auto-escolas para um maior número de aulas práticas e, posteriormente, refazer o exame. Em março, 10.123 candidatos fizeram exames práticos de direção no posto do Detran da Vila Hauer, em Curitiba, 47% foram reprovados (4.751). No Tarumã, também em Curitiba, foram 7.943 candidatos, com 47% de reprovados. Em Londrina e Maringá, os índices de reprovação atingiram 52% e 41%, respectivamente.

 

Para controlar melhor os Centros de Formação de Condutores (CFCs) — auto-escolas.  Detran/PR está implementando um sistema inédito para a fiscalização. Nas 752 CFCs existentes no Paraná. todo o processo de formação de condutores na auto-escola será acompanhado pelo Detran por meio da informática. Este procedimento, chamado de CFC Digital, obriga a identificação do candidato à primeira habilitação por biometria. O também vale para os que pretendem a renovação da CNH ou ainda mudança de categoria. “Do primeiro ao último momento do processo estaremos sendo informados se o aluno do CFC está ou não freqüentando as aulas e se o CFC cumpre a carga horária prevista”, explicou Pancotti.

Ao se apresentar para o início do processo, o candidato registrará no sistema do Detran as 10 digitais, assinatura e fotografia. Durante o início e fim das aulas e nos exames, ele será identificado, o que permitirá ao Detran/PR detectar as falhas na formação do candidato.

“Hoje, a fiscalização do Detran é feita por meio da Controladoria Regional de Trânsito (CRT) e que, pelo grande número de CFCs, responde praticamente a denúncias encaminhadas pela população. Com o CFC Digital, as possibilidades de fraudes são praticamente nulas”, informou Pancotti.

Nos últimos oito meses, o Detran/PR realizou 59 procedimentos entre fiscalizações e auditorias nos CFCs do estado. Cerca de 18 CFCs foram desautorizados a dar o curso para a renovação da CNH por não estarem cumprindo a carga horária mínima de aulas ou não apresentarem instrutores habilitados.

 

O diretor geral do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR), coronel David Antonio Pancotti, determinou aos Centros de Formação de Condutores (CFCs, auto-escolas) a correta interpretação da Resolução 168 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que prevê o número mínimo de 15 horas-aula práticas para a mudança de categoria. A autarquia não reconhece qualquer suposto entendimento entre as auto-escolas e administrações anteriores do Detran/PR que contrarie a legislação de trânsito. “Esta resolução é de 2005 e os CFCs tiveram tempo mais do que suficiente para se adaptarem ao que determina o Conselho Nacional de Trânsito”, afirma Pancotti.

O Detran/PR já encaminhou à Celepar, empresa pública que cuida da informática do Detran/PR, as informações necessárias para a nova configuração do sistema de habilitação. “A partir de agora, só aceitaremos os candidatos que cursaram as 15 horas”, afirma o diretor geral do Detran/PR.

Quanto às carteiras profissionais obtidas no sistema antigo, Pancotti diz que elas têm sua validade garantida, posto que o candidato passou por todos os exames do Detran/PR. “Nossos exames práticos são reconhecidos pelos órgãos de trânsito por observarem, e com rigor, todas as exigências legais, e isto para qualquer tipo de categoria”, frisou Pancotti.

 

FISCALIZAÇÃO – O

73 Comentários
ADRIANO
tem que fiscalizar as auto escolas tão cobrando um absurdo no tal aluguel de onibus para repeti o exame de direção. 150,00 a gente nao fica nem 10 minutos dentro. ta achando que dinheiro nasce em arvores . e tambem os examinadores. tambem por q coloca a gente pra fazer baliza ni uma rua que mal tem meio fio nao da nem pra exerga direito ai gente coloca a merda do onibus certo eles falão ta errado e manda tira e reprova a gente ainda ta achando que a gente ta tirando categoria D por esporte porra e que dinheiro mina do chão.fica aqui minha indgnção.espero que os superiores desses examinadores tome uma providencia.

NANUQUE MG
Rosimeri
Fiz o teste pele segunda vez,na primeira tremi e não consegui concluir a baliza,na segunda vez no dia 26/08/2014 consegui me superar e passei na baliza,sai do patio confiante,fiz as duas paradas,o examinador mandou eu ir para a direita,liguei a seta e comecei a desenvolver as marchas, até a terceira marcha,fiz as paradas,fiz varias conversões direita,esquerda,preferenciais,tudo.Porém o examinador começou a fazer perguntas sobre minha vida particular,tirando a minha atenção,e eu fui ficando tensa,pois eu não parava mais de andar,rodei muito tempo pelo tarumã em curitiba,achei que fosse andar no máximo quatro quadras,e foi ao contrario.foi um verdadeiro pesadelo,ele queria mesmo era me reprovar,por ultimo me levou em uma ladeira,e como eu não conseguia ver mais nada.acabei não reduzindo a marcha,o carro morreu,era o que ele queria.Disse que eu estava reprovada,por estar bloqueando o transito,falta eliminatória.Achei um absurdo,porque é muita pressão,as auto escola não mandam nenhum aluno sem estar pronto.O problema é a pressão e nervosismo toma conta,e erramos por estar do nosso lado um examinador querendo ver erros e atormentando nossa mente.E o dinheiro só saindo do nosso bolso,além dos traumas que passamos.
allison
É fácil colocar a culpa só nas autoescolas, mas o próprio detran ninguém fala nada, a forma que eles examinam, e como eles tratam os candidatos, e não vejo ninguém falar isso na mídia,
Daniele
Eu consegui passar de primeira.O segredo é fazer uma baliza boa, isso passa confiança para o examinador. Tive um ótimo instrutor na auto-escola Fazendinha, o Cláudio. O cara é show de bola, ele ensina a fazer a baliza sem erros. Tudo o que eu aprendi foi na auto-escola, nunca havia pego em carro para dirigir. Fiz alguns erros na rua, estava nervosa, mas devido a baliza bem feita o examinador levou em conta, graças a Deus! Não desistam!
Flavia
Gente tudo isso não é pior que ficar dentro de um carro esperando por um examinador durante 40 minutos.
Já estou indo para minha 6ª vez e nunca sai do pátio do Detran, pois patino na baliza.
Oh Senhor, estou perdendo o processo
Joao
Farei pela terceira vez o exame para carteira D. Na primeira ja errei a baliza, mas tive a impressao da haste dianteira estar mais perto do meio fio do que na auto escola (posso estar enganado, mas a "honestidade" do orgao nao me faz descartar a ideia, pois eh tudo murado e os instrutores estavam com pressa, batendo o terror na mocada). Na segunda o instrutor, apos eu ter terminado a baliza, fez um giro anti-horario com os bracos, entendi que era para sair dando uma volta. Sai, mas ele me disse que nao entendeu o que fiz. Mal entendido que me fez perder todos os 3 pontos dentro do patio. Me disse que nao podia mais errar. Sai nervoso para a rua e cometi erros atras de erros, ate mesmo estacionar o carro no acostamento e deixado morrer. Mesmo sendo polido, acabou comigo moralmente ao questionar minhas qualificacoes em frente ao instrutor. SO POR DEUS PARA TIRARMOS NOSSAS CNHS, POIS QUANDO ELE QUER ATE O CHIFRUDO OBEDECE!
Ritinha
Estou muito chateada, reprovei pela segunda vez no dia 05.Reclamei com meu instrutor de que o carro não estava legal ,já tinha que soltar a embreagem acelerando o carro , pois o mesmo não fazia nenhum movimento e morria, além de um barulho estranho que o carro estava produzindo principalmente na ladeira, consegui vencer na baliza por estar o tempo todo atenta a essa situação, mas ao fazer a ladeira não teve jeito. Sei que não sou uma especialista em carros , mas senti que algo estava diferente , e dos 3 alunos que foram os 3 reprovaram e reclamaram pelo mesmo motivo. O fiscal do Detran ao assumir o carro citou que o carro não estava legal e que não podia fazer nada , por não haver outro carro a nossa disposição. E o nosso intrutor enfatizou, o PROBLEMA não é o carro, logo ficou claro que o problema eramos eu e meus colegas e que não adiantava reclamar. Treze dias depois meu proceso venceu e agora terei que recomeçar. Infelizmente a sensação que fica é que o erro é sempre do aluno ,não importa a situação, confesso estar desanimada, mas se for retornar com certeza será por outra auto escola.
Camila
Pessoal,
Não desistam, eu também já reprovei 4 vezes e provavelmente vou ter que recomeçar o processo, pois a MERDA DA AUI ESCOLA ainda não teve capacidade de remarcar meu teste.
Deus vai nos ajudar tenham fé...
Tayandra
Olha eu estou indignada, pois fazem 40 dias que terminei minhas aulas práticas e até agora nada de marcar minha prova prática, como vou passar no teste se não posso dirigir meu carro,"carro de alguém habilitado" até poder fazer a prova, então tenho que ficar pagando aulas para a auto escola até conseguir fazer a prova do detran, e olha que cada aula não é barato não, eu acho isso uma sacanagem.
Rosemarie Pinheiro
Rose
Hoje fiz pela décima vez o exame prático e novamente não conclui a baliza, nas aulas faço tdo direito, pq é apenas uma aula se eu errar, repito denovo tenho mais chances, mas na prova não pode haver erros ,pois, a para reprovar basta 4 pontos em poucos segundos,se errou um pisca já são 3 pontos daí não pode errar mais nada. precisariamos SIM de maIs uma chance, mas infelizmente isso não acontece, eles não perdoam nada.
reney
conheci um examinador que foi assassinado aqui no es por causa disso na verdade eles passam quem eles querem voce pode fazer tudo certo mesmo assim ele pode te reprovar infelismente estamos nas maos deles isso é culpa nossa pois aceitamos tudo calado o povo tem a força mas nao sabem usar temos que exigir das autoridades ou mesmo do governo alguma mudança nesse sentido acho que deveria ter uma autoridade no local para fiscalizar essas provas e tambem o instrutor da auto escola deveria tambem ter o direito de avaliar fico triste porque muita gente gasta o que nao tem para tirar carteira e por pouca coisa ou falta de consiencia desses axaminadores ficam reprovadas
Jeronice
gente detran auto escola e essas clinicas são uma MAFIa mas vcs devem denunciar no ministério publico que fica na marechal Floriano Peixoto 1251
Maria Entroncamento
Concordo plenamente com os comentarios, porque uma vez que estamos pagando temos direito a reclamaçao, por exemplo se fomos lesados por um mau avaliador do detran, temos que ter a chance de escolher outro avaliador e repetir o teste no mesmo dia, ja que o reteste dura as vezes ate meses.
Codigo de defesa do consumidor neles isto é abuso de poder...Pura Mafia...
Josiane
Fiz o exame pratico hoje 16/07/13,reprovei encostei no protótipo estava muito nervosa,mas acho sacanagem demorar tanto tempo para fazer o exame,terminei as aulas prática no começo de junho e naquele momento me sentia preparada, mas demorou mais de 45 dias, fiz aulas extras,agora tive que pagar R$ 225 reais e o próximo exame só em agosto,estou bem desmotiva a continuar tentando...
alex
realmente ,isso e uma fonte de dinheiro para o detran e as autoescolas , sera que os examinadores ,nao cometem nem um erro no transito no dia a dia; sera que sao tudo oque cobram de nos fiz exame de onibus hoje ele me reprovou alegando que nao parei em uma bifurcaçao em y , todos os demais candidatos que estavam no onibus viram que e mentira
vanderleia alves m. santana
eu estou fasendo auto escola,eu acho q ainda a auto escola nao esta ensinando com rigor,tem q ezijir mais do aluno,eu mesmo terminei as aulas e nao to sabendo bm.
AMIGO
acho que é a lei que é rigida. algumas pessoas realmente não tem condiçoes de estar no transito, pois ha algumas pessoas que passam de primeira, outras até perdem o o tempo do processo, a lei é para todos, DETRAN, AUTO ESCOLAS E CANDIDATOS,
Rosane de Oliveira
fiz meu exame ontem e passei dos 5 minutos da baliza, reprovei e fui na auto escola remarcar, e me disseram que a proxima data será para 15 de outubro, em diante, este teste que fiz ontem já demorou 40 dias, poxa é brincadeira, pago 220,00 pelo reteste,e ainda demora mais de 1 mês para eu fazer, é sacanagem. o que está acontecendo, que demora é esta.
elisete da luz
fiz meu teste de carro no dia 08/08/12,e o examinador m deixou totalmente a vontade,me deixou bem calma,resultado consegui passar,o nome dele é marcos,amei.............
monica
é um absurdo mesmo!!! buraco na pista da area de baliza no Detran, é pra acabar, e ainda eles tem a cara de pau de dizer que na rua também tem buraco, mas se tem uma buraco na rua que eu acho que vai me prejudicar, é obvio que vou procurar outro lugar pra estacionar!!! Só querem é taxas mesmo.... O pior é a espera, 15 dias pra remarcar e mais um mês depois ate´a data do reteste!!!
Maria
Bom dia .
estou ealizando aulas práticas para a categoria B, na auto escola , porem estou tente uma grande desconfiança de que o instruntor tem tentado confundir muito as informações que o próprio me passa,ten percebido claramente tambem, isso por que entre conversa e outra ele desde o inicio fala que eu vou precisar comprar aulas extras. algumas informações quanto a forma de mudança de marcha acabam me confundido , tambem nas aulas de balisa ele não se interessa para me dar bos orientações , ele sabe que se eu não fizer uma boa balisa , nem sairem para a rua no dia do teste do Detran,o que eu poderei fazer á respeito desse problema que vem enfrentando?. Por favor.
Desde já obrigada.
Alessandra Almeida
bom acho tbm que os alunos teriam que poder fazer uma aula saindo de dentro do detran, as paradas e andar pelo menos nas ruas proximas para poder se orientar melhor.
glaci
pois olha quanto um aluno ir preparado pro detran, tem alunos q com 20 aulas fica apto pro exame.e outros teriam q treinar muito mais,mais sabe oq muitos desyes q ñ estão preparados respondem mais o detran só exige 20 aulas vou tentar ,oq acontesce este aluno q só quiz tentar vai fazer alguns exames,ate q chega a vencer o tempo dele e quanto instrutor e examinador estar d conchavo isto é mentira pois quando temos alunos q estão em varios reteste damos graças em este aluno passar pois ja ñ aguentamos mais ver tanta reprovação deste aluno e assim o examinador pq ele teria enteresce em reprovar o candidato nenhum.o q o detran teria q rever em almentar horas aulas praticas desde ja obrigada.
Pedro Silva
Na minha opinião, o teste prático teria que ser acompanhado,também, pelo instrutor(a) da autoescola.Sim porque os examinadores do Detran se acham os donos da verdade e reprovam, as vezes, com base em seus próprios erros.Além disso, são um bando de estúpidos.
alessandra almeida
Acho que teria que iliminar,se vc fez a laliza e passou mais foi pra rua e reprovou teria que começcar pela rua ja que concluiu a baliza corretamente, isso e uma safadeza coloca uns caras que estão ali parece que obrigado se liga detrannnnnnnnnnnnnnnn
tereza godoy
gostei muito pq acho que nao existe em alguns orgaos muita seriedade. minha filha ta passando por dificuldades pra tirar cnh
Josiane
Reprovei pela segunda vez no Detran bem á toa acho que é uma mafia preciso da habilitação, agora tenho que pagar mais $170,00 e esperar mais de um mês para fazer outro teste.Isso é um desrespeito com o cidadão brasileiro.
NIKI
SOCOROOOOOOOOOO TEMOS QUE FAZER ALGO NOS MOBILIZAR NÃO DA MAIS ASSIM FUI FAZER MEU TESTE NO DETRAN PROXIMO AO MARACANÃ. PRIMEIRO INSTRUTOR COMEÇA A PASSAR UM BLOCO DE FOLHA FAZENDO BARULHO TIRA TOTALMENTE A ATENÇÃO DA JENTE , SEGUNDO
PRA MIM ME PARECCEU QUE ESPAÇO ENTRE UM PROTOTIPO E OUTRO ERA MENOR QUE NA ATO ESCOLA , TERCEIRO PROTOPTIPO BRANCO DE MAIS , QUARTO A LIZ INDICADORA DO PROTÓTIPO TRAZEIRO ELA AMARELA DIFERENTE DA AUTO ESCOLA ERAMOS 3 FAZENTO O TESTE OS 3 REPROVARAM QUE EU VI JA NA BALIZA CONCLUZÃO 150,00 PELA LOCAÇÃO DO CARRO CADA UM DE NOZ QUANTO DEVE GANHAR INSTRUTOR E AUTO ESCOLA ISSO EM 15 MINUTOS PRECISAMOS FILMAR OS TESTES E FICAR EM ATENÇÃO A MAFIA É GRANDE SÓ DEUS POR NOZ QUANDO FAZEMOS A BALIZA É ASSIM É TUDO KILOMETRADO EM NOSSAS MENTES UM ERRO DE SEGUNDOS PODE SER FATAL PRA NOZ OLHA SÓ O INSTRUTOR E STA SENTADO DO LADO TEM PEDAIS DO LADO DELE O QUE ELE DEVE FAZER COM OS PÉS DELE SÓ ELE E DEUS SABE ENTENDERAM NÉ NÃO CONFIO ESP-ERO COMENTARIOS DEUS ABENÇOE A TODOS QUE TENTAM TEMOS QUE FAZER ALGO BEIJOSSSSSSS
silmara
No dia 01/03 foi fazer o exame pratico no detran do tarumâ tinha um burraco no meio balisa e um remendo no asfauto, cai no burraco nao consequi sar porque o peneu dianteiro estava estersado tudo para a esquerda estourou o tempo. Fui reclamar me falaram que em todas as vias tem um burraco .Entâo porque nâo tem um burraco em todas as balisas /!!isso è imduzi o aluno a cometre erros .perdi o meu proceso...
nana
reprovei 4 vezes to até com vergonha de marcar outro reteste porque reprovei por pouca coisa .a1 vez o tempo esgotou blz só que examinadora ficou só no celular e não olhava pra mim sair,na 2 tava nervosa estancou 2 vezes na 3 vez fiz a baliza certinho na hora de dar ré fora da baliza ela alegou que tinha dado muita ré sera que ela pensou que ia fazer a baliza de traz. e na quarta alegou que relei no protótipo ai queria tanto essa carteira
laura
tem um instrutor no detran do taruma bem estupido que reprova quase todo mundo,acho isso errado pois nao e pra por medo nas pessoas e sim ajuda-las.
Vanessa
É um absordo mesmo, na primeira vez eu reprovei pq aumentaram o espaço entre os cones, ai olhei no retrovisor como o instrutor me falou, fiz tudo certo mas os pontos ficaram diferente devido a distância dos cones.
Na segunda vez eu já tinha passado, mas o avaliador do dentran avisou em cima da hora que era pra entrar numa rua ai ele reduziu a marcha pra mim pois percebeu que esquceu de me avisar e eu não sabia mais em que marcha estava fui colocar na segunda pra fazer a conversão, não encontrei a marcha pq ele tinha trocado, fui olhar pro câmbio e acabei batendo no carro de uma senhora.

Foi horrivel... A sorte que não estraguei o carro dela. Me perdi tudo, ele foi me ajudar e me atrapalhou, era só ter avisado bem antes que era pra entrar na próxima rua, estava numa avenida a 40 por hora, ele reduziu pra terceira, fui ver o que ele fez na marcha e perdi a visão da frente.

Ele me confundio tudo!!

Agora tô insegura pra fazer a 3ª prova!!
Andre
Tirar habilitaçao virou um horror desde 1997. Obvio que é interessante para as auto escolas e tb dos orgaos a ela associados. Me admira as fabricas de carro e concessionarias nao fazerem algo a respeito pois eles, na teoria, devem perder bastante tambem.
Os examinadores, estão menos dispostos a atuarem n
Os examinadores, estão menos dispostos a atuarem normalmente, de boa conduta, nos finais de ano. Será que isto, está relacionado a receita, do décimo terceiro ? as vezes eles revesam estas datas pra Junho ou julho e pra não levantar suspeita devido as críticas, denunciarem estas datas, quem sabe, revesem sempre de data a animosidade? hã? hum? os patrícios, e os estrangeiros deste solo, que aqui residem, não consentem com estas artimanhas.
mari
olha concordo plenamente com todos os comentarios,eu fiz o teste as 16 hrs do dia 23/11 e nem sai da baliza eu consegui estacionar só q focou um pouquinho em cima da faixa ai o examinador falou sinto muito ficou em cima da faixa e e desligou a chave do carro eu ainda pedi uma chance ,ele falou q nao! e nao podia fazer isso e mandou eu descer,e qdo fui fazer o de moto o examinador disse q avancei a faixa de pedesres deixou eu fazer a prova toda p depois falar ,sinto muito vou ter q pedir p vc estacionar ai perguntei pq?? ele disse vc avancou a faixa de pedestres olha nao sou doida eu nao avancei mas tive q pagar o reteste e fazer outro na segunda prova passei agora o de carro paguei o reteste e vou fazer denovo no dia 10 e pedir a DEUS q pegue um examinador de bom humor e tenha um pouco de respeito por quem ta fazendo a prova pq nao estamos fazendo de graça é tudo pago e muito bem pago p ser reprovado por tao pouca coisa .
adriano
acho que os candidatos deveriam ter a chance de refazer o teste no mesmo dia sem taxas, em caso de reprovaçao.. e um absurdo o desrespeito com as pessoas no detran.. reprovan por coisas minimas. e preciso uma mobilizaçao de todos para mudar isto..
marlene
Fiz o exame a primeira vez ,tudo bonitinho sem falta ,na baliza o banco do passageiro tampou a visao do pontinho de traz ,arrumei o banco entrei perfeita , quando sai esqueci a seta .reprovada................................na segunda vez perdi dois pontos , achei que tinha passado para a segunda mais ficou no ponto morto na descida nem vi , mais ai na baliza queimei muito a faixa tentei concertar mais o concerto foi pouco reprovada......................................na terceira vez me senti injustiçada ,foi o meu melhor percurso ,quando acabei eu estava crente que tinha passado, fiquei esperando o papel que nem uma besta eo cara nem olhou p/ minha cara , entao ,perguntei / ele ..... ele falou ah... voce nao passou querida .... pensa numa mulher brava e humilhada, entrei dentro do carro de novo e falei, como asssim nao passei .Ai ele falou pra mim que eu tinha pisa do na embreagem primeiro antes que no freio duas vezes e ainda esqueci de desligar a seta.....Tudo bem sao dois pontos certo ...Mais eu jamais imaginei que nao podia fazer isso , o meu instrutor nunca me disse isso ,no curso eu nao me lembro , e tambem fiquei na duvida porque a primeira vez nao foi parada eu apenas diminui a velocidade para entrar a esquerda certo ....E outra o carro quando a gente vira o volante a seta desliga automaticamente .Na parada e considerado 2 pontos agora eu sei ,mais ate agora estou revoltada e na duvida sem saber se foi justo ou se eu fui passada a perna ............................................Gostaria muito de uma resposta ...
aline
fiz o teste hj 03 as 13:00 hrs,tava tranquila,consegui fazer a baiza,mais pra ele nao esta bom,pediu pra mim fazer tudo de volta,e o cronometro rodando,fiz novamente,consegui entrar de primeira,quando fui sair da baliza,ele invocou que eu tinha encostado no prototico de traz que estava balaçando sozinho pois ventada e sabendo que eu tinha que dar a ré pra sair,do nada o avaliador começou a dançar dentro do carro pra ver se mechia o prototico,uma coisa nada ve,e nao me liberava pra sair da vaga,quando finalmente falou que era o vento mesmo me liberou,quando estava indo em direçao da linha azul pra terminar o exame,ele me falou,haaaaa que pena acabou o tempo......ate agora nao acredito o que ele fez,e nos nao podemos fazer nada....a nao ser que liberassem pra que os instrutores entrassem juntos com os alunos.....aí acabaria as palhaças..
Tatiane
Como disse o rapaz abaixo, tudo depende do animo do examinador, fiz prova ontem, fiz tudo direitinho na baliza, consegui colocar e tirar de primeira, nem se quer estava nervosa, saimos para rua, como perto do detran paraná as ruas são estreitas, andei com cautela, mas o examinador pediu para desenvolver o veiculo, quando o fiz o mesmo pediu para virar a esquerda, como foi muito em cima reduzi para segunda, mas não deu tempo de retirar o pé da embreagem, ai ja fiquei nervosa e ele continuou pedindo para desenvolver... realmente acho que alguem fora a auto escola lucra muito com tudo isso, 50% o indice de reprovação? mas não estou generalizando porque o examinador que estava fazendo pegou os alunos no carro ao lado, foi muiiiito simpatico, comprimentou todos, desejou boa sorte!
suzi
Infelizmente esse é o nosso Brasil, um país de corrupção e vantagens, em todos orgãos publicos ou privados, realmente os aprovados nos testes praticos são os que menos podiam estar nas ruas, muito facil provar a corrupção, mas ninguem toma atitude, eu mesma sou uma dessas pessoas, mais facil entrar no sistema que lutar contra ele. Mas acreditem o Detran tenta acabar com essa corrupção, mas ali dentro tem muita maça podre e as auto escolas antigas ja conhecem bem e para completar os motoristas (alunos novos ou mudança de categoria) são tão ou ate mais corruptos, pois burlam as aulas, memo com esse sistema digital, pagam para passar, que EXISTE todo mundo sabe disso, provar não é dificil só ter um pouco de apoio de alguma autoridade honesta, bom parar por aqui, existe coisas que ou se faz ou se cala, é acho melhor calar, mas queria mudar tudo isso, me sinto amordaçada.
glaucia
olha tenho que concorda com vc amigo ,mas pense comigo esse foi seu primeiro e vc conseguiu sai da baliza e eu que ja fiz 3 com hoje,vo pro 4 exame e nao sai nem da baliza nao sei como é chega até aquele portaozinho que eu tanto sonho em passa
mas que sinseramente depois de 3 reprovaçao fika dificil ser confiante no 4 exame mas espero que eu passa...
Richard
Depende do examinador que você pega. No meu caso, peguei o pior possível... Após fazer uma baliza impecável ( 2:55, entrei e saí de primeira), o examinador me fez sair por um portão que eu nunca tinha visto antes, ficava reclamando porque eu estava dirigindo devagar (óbvio, estava sendo cauteloso). Enfim, quando eu resolvia acelerar ele me pedia para fazer uma curva, me forçando a reduzir rapidamente a marcha. Acabei sendo reprovado por não parar numa intesecção em "T". Foi o meu único erro. Detran é sacanagem do começo ao fim, te fazem pagar várias taxas, atendem mal, não disponibilizam datas para o exame e ainda contratam pessoas de cárater questionável para examinar os candidatos...
glaucia
ja reprovei duas vezes meu utro exame é dia nove pedi pra ir sozinha ia pagar o aluguel mas me fozeram o favo de ignorar isso e colocaram mas gente pra ir comigo e se eu reprovar denovo?tem como pagar direto no detran?...
Comar
meu teste é agora dia 26/07 , nem to tao preoculpado com o meu modo de dirigir, e sim com os examinadores que so querem saber de reprovar pra ganha uma propina..
MARIA APDYNCZUKI
GOSTARIA QUE TIVESSE MAIS AULAS PRATICAS 20 AULAS SAO POUCAS PRA QUEM NAO SABE DIRIGIR 30 SERIAM SUFICIENTES
Helton
SERIA INDICADO FAZER UMA AUDITORIA NOS EXAMES PARA VERIFICAR SE OS EXAMINADORES NAO ESTAO SENDO REMUNERADOS PELAS AUTO-ESCOLAS, AFINAL ALGUÉM LUCRA E MUITO COM TUDO ISSO, NAO????
lucas silva
é um absurdo isso hoje fiz meu teste no detran peguei um examinador horrivel mal humorado nem sequer meu bom dia ele respondeu, fiz tudo correto fiz a baliza certinho sai para a rua respeitei a sinalização e a velocidade das vias mas quando o instrutor me mandou estacionar o carro deixei o carro muito afastado do meio fio cerca de 30 a 40 cm o mesmo mandou eu decer e entrar no carro voltando ao detran o mesmo me disse que estava reprovado fiquei sem entender nada alguem ae ja reprovou por este motivo ????
CELIA MIOTTA CORREIA
TODA AS AULAS SÃO FEITAS VC E O INSTRUTOR NO DIA DO TESTE VAI VC E MAIS 4 PESSOAS O CARRO FICA PESADO.
VC JÁ ESTA NERVOSA
SENTE TODA A DIFERENCIA
E ACABA FAZENDO TODO O TESTE ERRADO ISTO E O MAIOR ERRO DO DETRAN.
Valdiman
já ouvi dizer de pessoas que reprovaram mais de 15 vezes; açho q esses candidatos deveriam ser chamados pelo detran, para um entrosamento. Ninguém aprende a dirigir na auto escola, eu diria que na segunda reprovação
mateuslopes
qual e o falor a pagar pelo reteste de carro
schirlei
Mais absurdo este poder que o detram deu as auto escolas ,elas fazem qualquer valor para cobrar taxas e aulas e outro uma taxa para refazer exame pratico custa em media R$150,00 nas auto escolas sendo que no detram o custo é R$14,67 isto é muito lucrativo para as auto escola ja que os instrutotres são geralmente assalariados.
Aline Franciele
Sinceramente, eu acho um absurdo termos que ser avaliados desta forma, como se fossemos animais de laboratório. Estamos sujeitos a um teste onde o que menos se avalia e o modo como você dirige, o que se avalia na realidade é o seu estado psicológico.Eu aprendi a dirigir nas vinte aulas que tive de carro, porém por motivos IDIOTAS eu reprovei por duas vezes. Em relação a taxa cobrada pela auto-escola, esta é absurda, pois penso que já pagamos muito caro pela CNH, e ainda temos que pagar horrores por uma porcaria de uma aula e pelo uso de 15 minutos de um carro. Para mudar esta realidade deveriamos realmente unirmos e procurarmos nossos direitos no PROCON, na policia em qualquer orgão competente.
Diego Oliveira
EU REPROVEIRA 1 VEZ POR ROBALHERA DO EXAMINADOR!...EU FIZ TUDO CERTO,NAO TIVE UM ERRO, O EXAMINADOR QUE PEGUEI TA E FAMA DE SER REPROVADOR!...ISSO TEM QUE ACABA ESSE COMPLO QUE EXISTE NOS EXAMES,ACHAVA QUE NAO EXISTIA ISSO,MAIS REALMENTE ESTOU SENTINDO ISSO NA PELÊ E POSSO AFIRMAR QUE EXISTE ROBALHEIRA NISSO...ESTOU MUITO NERVOSO E VO RECORRER A ESSA PORCARIA...REPROVARAM 5 PESSOAS ALEM DE MIM DA MINHA AUTO ESCOLA, ACHO QUE ISSO É SÓ PRA INIBIR E DEIXAR ESSAS INJUSTIÇAS ACONTECEREM..POR QUE UM OLHA PRO OUTRO E DIZ: "ELE TAMBÉM REPROVOU,NAO FOI SÓ EU" AI ACABA DEIXANDO DE LADO...
Verinha
ja reprovei 3 vezes,anciedade,nervosismo naum sei.Mais acaba ficando caro,cada reteste é cem reais e cinquenta reais cada aula naum sei se isso é justo.Gostaria de saber o que fazer para poder passar no teste pratico.Acredito que por motivos banais diante da avalição tornam ainda mais dificil eu preciso da carteira pra poder trabalhar.Alguns examinadores saum taum arrogantes e as vezes grosseiros com a gente a antipatia deles deixa a gente pouco a vontade.Alquem podia fazer algo tipo limitando o pagamento do reteste o quem sabe apos a terceira reprovação a auto escola bangasse o reteste ou o detran naum cobrasse mais o reteste até o aluno ficar apto para tirar a cnh,talvez diminuisse o indice de reprovação .Muitos passam logo e isso naum quer dizer que seraum bons motoristas futuramente o que vale é uma boa escola de condutores e leis mais severas no transito,com o aumnto do indice de reprovação quem ganha com isso acredito que alquem ganhe pois é impossivel que naum exista nem um ganho com tal fato.
Jeh
Aposto que os examinadores ganham recompensa para reprovar, a não sei que voce pague a eles para passar!!! Propina, é isso que eles querem!
São tudo um bando de FDP!
kelly
A cnh virou uma máquina de dinheiro. Tem muitas pessoas dirigem muito bem, e chega no teste reprova por um motivo ou outro, é muito cruel o modo que são feitas as provas. Tive a impressão que os avaliadores tem gosto em reprovar as pessoas. Deveriamos ter uma chanse a mais para passar. Uma pessoa que está aprendendo a dirigir e só pode dirigir o carro da auto escola é muito cobrada por algo que ela não tem acesso. Vc dirige só nas aulas e depois fica um mês parado esperando a prova, vc fica ali perdendo a habilidade. E mesmo que faça aulas antes do teste vc fica inseguro, e ái pronto qualquer erro vc dança com 100 conto.
E ainda tem que esperar a boa vontade do detran, estamos esperando muito, cerca de 1 mês para fazer o reteste, isso é cruel. Pra que tanta burocracia para tirar uma carteira. TEm tantos testes de poderiam ser aplicados para saber e a pessoa está apta a dirigir, para saber se ela pensa como um bom motorista ou se só que sair por aí correndo.
Enfim sofremos por causa de um sistema inadequado e cruel.
M.
O avaliado reprova, sem ter direito algum de ter uma reavaliação ou de justificar o erro. Esta máfia que gira em torno do dinheiro, é complicada, os honorários do instrutor, aluguel de carro e etcs, são na verdade uma mentira sem tamanho. Farei novamente meu teste, espero que nesta fez eu não seja a "BOLA DA VEZ" porque infelizmente o detran,contran e etcs deixaram as pessoas que tentam tirar a CNH sem direito algum, nos restando apenas, o desapontamento e a tristeza de além de ter que pagar uma quantia absurda a mais, ter que esperar a boa vontade e vaga no detran. E enquanto isso existem assassinos motorizados pelo Brasil a fora que detran e outro órgãos não veem... se eu não passar desta vez, farei uma denúncia através de fotos tiradas de todas as infrações que são cometidas e que não são punidas na minha cidade.
ivone
ja paguei reteste 2 vezes e auto escola esta cobrando 90.00 cada um e um absurdo , voceis nao acha? A PISTA ONDE VOCE FAZ AS AULAS E DIFERENTE DE ONDE VOCE FAZ O TESTE, ISSO PODE ?
leila
o detran tem que procurar saber se os examinadores do detran nao combinam com as auto escolas pra reprovarem os alunos, porque assim as autos esccolas tem mais lucros em cima dos alunos.por exemplo essa mulher que ja esta no segundo processo de auto escola ja reprovou dez vezes no teste pratico, duvido que seja culpa dela,isso deve ser uma mafia da auto escola dela com os examinadores.sinto pena dessa coitada.admiro a insistencia dela,acho que muitas pessoas no lugar dela ja teriam desistido,parabens pela sua determinacao Esmeralda.gostaria de saber se voce conseguiu passar.
cirlei
realmente reprovar 6, 7, 10 vezes nao é normal....., a questao de estado emocional deve ser tratada durante a aprendizagem, mas realmente o despreparo dos profissionais é grande. Mas eu afirmo com toda a segurança, o candidato a primeira habilitação é que deve aprender a escolher melhor as empresas e os profissionais, antes de fazer a sua matricula em CFC.
busquem descobrir o grau de comprometimento que a empresa tem com a EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO. Porque a habilitação, é só o diploma que o candidato adquire apos ter feito um bom curso, e ter atingido um grau de maturidade e amadurecimento para enfrentar o dia a dia no transito. Precisamos sim exigir do DETRAN PR, mais fiscalização nos CFCs, e precisamos saber escolher os profissionais que vao nos atender. Afinal, devemos exigir um transito seguro, com motoristas habeis e educados, só assim vamos começar a reduzir os indices de acidentes!
aila
Eu achei boa essa nova regra, mais ainda sim o indice de reprovamento é alto, no dia que eu fi fazer meu teste de carro tinha 10 pessoas 8 reprovaram
Izaline Lima
isso acontece sim no PR prq as auto escolas formaram um cartel, pagam muito mal os seus instrutores,e com isto muitos ja abandonaram a profissão,dando lugar a pessoas despreparadas para dar aulas.Eu acho q o detran pr deveria fiscalizar melhor as escolas de formação de instrutor passar na peneira mesmo!ao em vez de cursos mensais deveria ser semestral,melhorando assim a qualidade de ensino.quando há muita oferta diminui a qualidade.
andrea
Concordo com o texto acima descrito. Porém acho que a mudança deveria se estender também aos avaliadores. Já reprovei três vezes por motivos que julgo serem de cunho de estado emocional. Este último o avaliador, um sr extremanete mau-humorado foi quem me atrapalhou no teste. Começou nem cumprimentando todos nós três no dia do exame, em seguida foi reclamando de tudo e de todos como "é isso que vocês aprendem na auto-escola?" Me chamou a atenção já na saída do pátio do detran, próximo a saida de pedestre, andou umas 12 quadras a direita e após a esquerda sucessivamente num malabarismo que até quem é experiente erraria, somente para me vencer no cansaço e simplesmnete freou bruscamente num determinado cruzamerno que nem cheguei a concluir. Estou muito indignada, uma pessoa dessas que, ao invés de ajudar o candidato a vencer o medo/nervosismo ainda contribui para piorar a situação. Acredito que falta um pouco de ética e sensibilidade por parte dos avaliadores. Sugestão: uma pesquisa de satisfação/sugestão de candidatos aprovados ou reprovados neste último ano
esmeralda
no primeiro processo reprofei no pratico seis vezes estou segundo processo ja reprovei 4vezes sempre na baliza no dia 19 05 2010 conseguir sair na rua achei q tinha feito tudo certo mais o examinador dise que eu nao coloquei o carro na possicao certa na convesao a esquerda fiquei muito triste mais vou tentar ate este processo vercer quero saber se alguem ja vez mai de 10 vezes o exame pratico
esmeralda
GOSTARIA DE SABER SE ALGUEM JA FEZ MAIS DE 10 VEZER O EXAME PRATICO
cirlei
caro edison, as pessoas que reprovam no detran nao sao burras, elas apenas acham que a carga horaria minima exigida pelo CONTRAN é a carga horaria maxima. Assim, se recusam a pegar as aulas necessarias para as deixarem aptas a prestar exame, isso tudo pq esta na concepcao da população, que dirigir é um direito de todos. Sabemos que nao é. Tem pessoas que nascem com dom de dirigir, tem pessoas que desenvolvem o dom, e tem pessoas que jamais serao motoristas. O grande problema é que as pessoas que jamais serao motorista muitas vezes fazem 2 ou 3 testes no mesmo mes junto ao detran.... essas sim colaboram para o grande indice de reprovacao. Trabalho no ramo de auto escola a 17 anos, e assim como todos os ramos, temos CFCs bons e CFCs ruins, nao podemos julgar na totalidade. Oque realmente precisamos é ensinar a populacao a buscar uma empresa comprometida com educacao de transito! Por que os pais buscam as melhores escolas para que seus filhos passem no vestibular, e esquecem de procurar a melhor auto escola para mante-los vivos!!!!, em grande maioria das pessoas que vem fazer orçamento no CFC que trabalho, ninguem quer saber da formação dos meus colegas, querem somente procurar preço! assim, sabemos sempre que o barato sai caro. Para manter um bom profissional, temos custo e isso encarece.... pra reduzir o custo a maioria dos CFCs, pega profissionais que mau tem primeiro grau! mas isso nao importa para a populacao! o preço é o que importa.
A taxa de reexame pratico realmente é R$ 14,67, porem esse é o serviço do detran. O candidato que reprova, tera outros serviços alem do seu reteste... e estes serviços deverao ser adquiridos no CFC.... tudo tem custo, tudo gera gastos. mas a reprovacao no exame pratico, é responsabilidade somente do candidato, assim como na escola, quando o aluno reprova, a culpa nao é do professor..... assim como na faculdade, se usamos a de direito como exemplo, ou mesmo a de medicina, o fato do cidadao cursar a faculadade nao quer dizer que ele tera condicao de atuar na area a que se propos. Pois como disse anteriormente, tem pessoas que jamais serao motoristas!
entao quando Você souber de alguem que precise de habilitacao, oriente que busque um CFC por qualidade, e nunca por preço baixo!
EDISON S
Senhores,

É com muita indignação e nojo que vejo e leio essa noticia.
Não acredito que as pessoas submetidas aos exames são tão burras "em massa" que reprovam "em massa"; vejo sim uma "maquina de arrecadar", ou tirar dinheiro das pessoas.
Pior que ninguem faz nada! Ninguem reclama. Órgãos competentes de defesa do consumidor nem liga! Faz de conta que fiscaliza e deixa correr frouxo. As auto Escolas são que manda nos DETRANs???????
Na tabela do Detran tem a taxa de reexame prático de R$. 14,67 e cobram R$. 130,00!!!!!! Dinheiro nao é capim que brota em qualquer lugar!!!! A auto Escola cobra os olhos da cara e ainda tem que pagar exames de reprovação????
Isso é um convite para as pessoas dirigirem sem habilitação....
Reprovem pessoas incapazes, mas
que os "INSTRUTORES" não fiquem inventando infrações do "arco da véia" para reprovar pessoas de bem e que tem condições de serem habilitadas.
Sinceramente, é caso de policia!
E Policia Federal Já. Ja mesmo!
Todos devim entrar com processo exigindo os valores pagos de volta!!
maria cristina rodrigues
Eu gostaria de saber se os estrutores passam por treinamento com psicologos
para dar aulas de direçao
para seus alunos? Eu acho que seria de suma importancia esse treinamento para saber controlar o medo de dirigir de alguns alunos
e ate mesmo para eles proprios que acabam ficando agitados e deixando o aluno agitado tbem.
rosemari
um mes para marcar o reteste no detran que abisurdo
Deguimar D de oliveira
Nao acredito que seja culpa das auto escolas mais sim como avaliar uma pessoa ao volante eu fui reprovado quando fis minha primeira cnh mais eu nao era uma ameaça para a sociedade mais tinha mais dois comigo no teste os tres reprovaram eu penso que e uma maneira para arrecadar com taxas e lucrar
cristina bergstron
meu tempo de fazer minha carteira esta terminando e ate agora nao fiz meu reteste sempre nao tem vagas cobrar o detran cobra entao nos tb queremos vagas ai esta a explicaçao porque tantas gente dirigem sem carteira ne ou saem comprando carteira eu mesma ja estou vendo sobre isso eu dependo da carteira para trabalhar e tenho que sair sem carteira para poder sobreviver ne so abrir mas vagas ja reslve tudo isso e adiar tambem os processos ja vencendo
neide
Por favor, vcs poderiam me indicar o nome de algum livro de passo a passo como dirigi, que seja basico!! achei um no diario de aulas praticas em exames do detran, mais perdi o nome!! agradeço desde já!
edivaldo de oliveira
quero saber quando vai começar a biometria na regiao de ubirata
Blogs
Ver na versão Desktop