A viabilidade econômica para a implantação dos trens-balas no Brasil pode depender de outros fatores. Uma comitiva japonesa que visita o País interessada em participar dos consórcios, alega que para garantir a viabilidade econômica do projeto brasileiro é importante que o vencedor da licitação ganhe também a concessão para explorar os arredores das estações, construindo hotéis e shoppings center.

O investimento estimado pelo governo brasileiro na construção do trem-bala Rio-São Paulo é de cerca de US$ 10 bilhões. Os empresários japoneses que participaram da visita não fizeram uma estimativa de quanto cobrariam de tarifa aos usuários caso vençam a licitação. O diretor-presidente da Mitsubishi Indústrias Pesadas no Brasil, Hiroshi Okuma, disse, entretanto, que esse preço deverá ficar entre a tarifa do ônibus e a do avião. Só em termos de comparação, um consórcio de empresas japonesas construiu recentemente uma linha de trem-bala em Taiwan, de 345 quilômetros, com a tarifa para ir de ponta a ponta de US$ 50.

Outras formas de envolvimento do governo mencionadas pelos japoneses seriam a concessão de financiamentos de longo prazo pelo BNDES, com condições especiais, e a isenção de tributos federais, estaduais ou municipais.