23º

Santa Casa inaugura ala de cirurgia bariátrica

Capacidade de atendimento a pacientes com obesidade mórbida sobe 50%

23/07/08 às 00:00   |  Redação Bem Paraná

A Santa Casa de Curitiba inaugura amanhã (24), às 18h, a nova ala do Serviço de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, com 13 leitos. O hospital já realiza o maior número de cirurgias em pacientes com obesidade mórbida no Estado é a primeiro do País a disponibilizar uma ala especializada em cirurgia bariátrica.

Segundo o cirurgião bariátrico Luis Sérgio Nassif, com a nova ala a quantidade de cirurgias semanais sobe de 8 para 12.

Os investimentos na nova ala chegam a R$ 400 mil. São duas suítes e cinco enfermarias com dois leitos cada. Cerca de 70% da capacidade de internamento será destinada ao Sistema Único de Saúde (SUS).
 
A indicação para a cirurgia bariátrica obedece a critérios como ter idade entre 18 e 65 anos, ser obeso mórbido por no mínimo dois anos e possuir Índice de Massa Corpórea (IMC) de 35 a 40 com doença associada (diabetes, hipertensão arterial, dispnéia dosono, entre outros) ou IMC acima de 40 sem doença associada.

Os riscos para quem não se submete à cirurgia bariátrica podem variar entre infarto
ajudo do miocárdio, acidentes vasculares, diabetes, hipertensão arterial, a
necessidade de troca de articulações e infecções pulmonares. O tipo de cirurgia
depende de cada caso. Luis Sérgio Nassif explica que pode ser indicado um
procedimento de diminuição do tamanho do estômago (chamada restritivo), desvio
intestinal (disabsortivo) ou misto, com a utilização das duas técnicas. A perda de
peso pode chegar a 50% em um ano.

A preparação para a cirurgia envolve consultas com endocrinologistas, cardiologistas, psicólogos e psiquiatras, nutricionistas, angiologistas, fisioterapeutas e, em alguns casos, pneumologistas. Segundo Branco Filho, o acompanhamento médico é importante antes e após a cirurgia, pois de 20% a 30% das pessoas voltam a engordar. "O principal problema da obesidade está na cabeça da pessoa, depois vem o estômago. Por isso é necessária toda uma estrutura para que a cirurgia dê o  esultado esperado".

Luis Nassif acrescenta que a cirurgia bariátrica não é uma cirurgia qualquer. "Os
pacientes que chegam até nós sabem que esta é a cirurgia da vida deles. É o
procedimento que vai mudar a vida deles para sempre em todos os aspectos".

Publicidade
31 Comentários
  • nilra dos santos 06/07/13 às 10:57
    dr nassif moro em campo mourao,tenho uma hernia incisional que esta prejudicando minhas alças entestinais ,ela esta enorme,fui ecaminhada para cirurgia bariatrica,e a secretaria de saude falou que meu encaminhamento foi para santa casa de curitiba, por favor me ajude ja nao aguento mais as dores ,minha vida esta para,agradeço desde ja obrigado
  • cristiana de souza lemos fulchini 04/03/13 às 17:13
    ola pessoal meu nome e cristiana,tenho 39 anos e minha alt é 1,59 e meu pesso é 118kls fui em caminhada pelo postinho do meu bairro p cirurgia bariatrica,estou no aguarde dez de agosto de 2012 e tive complicação agora pois minha presão continua alta mesmo com o medicamento nao durmo direito anoite é um tormento sinto muita falta de ar nao descanso ai voltei no medico e ele fez outro pedido com urgência pois disse q minha presão nao pode ficar alta tomando os medicamentos,gostaria de saber se demora muito,pois nao posso fazer particular me ajudem por favor
  • ELIANE SIENA 19/01/13 às 16:50
    BOA TARDE,GOSTARIA DE SABER SE REALMENTE SE EU FOR PARA CURITIBA ,SEM A GUIA DO POSTO EU POSSO PAGAR A CONSULTA E CONSEGUIR MARCAR A BARIATRICA,POIS EU MORO EM LONDRINA PR,AQUI DEMORA MUITO FAZ 10 MESES E NEM RESPOSTA EU TIVE,POR FAVOR ME ORIENTE COMO DEVO FAZER ,OBRIGADA
  • solange pagani 04/12/12 às 16:39
    ta com 2 meses e 15 dias q fiz minha cirurgia emagreci 24 kilos to muito feliz graças a deus
  • solange pagani de freitas 28/09/12 às 14:38
    faz 15 dias que fiz minha cirurgia graças a Deus deu tudo certo to bem ja perdi 12kilos estou passando para a fase dos pastosos amanha com certeza de agora pra frente vai ser melhor a cada dia
  • solange pagani de freitas 06/09/12 às 17:03
    ola eu vou fazer minha cirurgia a semana q vem pra quem perguntou como faz pra conseguir e so ir no seu postinho e pedir encaminhamento pra santa casa eu fui com uma semana ja marcaram a primeira consulta foi em junho e fiz os exames levei num dia no outro ja marcaram anestezista e ja estou pronta pra operar com um pouco de medo mais e minha unica soluçao
  • RITA 15/08/12 às 13:32
    PRECISO MUITO DE AJUDA ,PRECISO ME LIVRAR DO MEU PESO ,TANTO DO CORPO COMO DA MENTE,PARA TER UMA VIDA MELHOR.ia fazer a cirurgia pela unimed da empresa tudo certo para realizar meu sonho, dai fui mandada pra rua da empresa ,dai meu sonho virou um grande pesadelo, me ajudem por favor.
  • andressa paula da silva 13/03/12 às 08:45
    estou com 26 anos estou pesando 108 kl ja temtei de tudo mais naum consigo perder pesso naum tenho dinhero para cirurgia estou sogrendo com varizes cançaso falta de ar a fila da cirurgia e pelo sus egrande o que devo fazer
  • elenice 09/01/12 às 13:42
    necessito marcar uma consulta para realizar da cirurgia bariátrica,como faço para agendar uma consulta com o médico Luiz Sérgio Nassif.Aguardo contato.
  • Alessandro 07/11/11 às 10:45
    Passei pelo Angelina Caron mes passado com todos os exames solicitados pelo meu endocrinologista prontos e laudos da psicologa, endocrino, nutricionista, ortopedista e avaliaçao de risco cirurgico do cardiologista, porém só me agendaram pra 2013. Tenho IMC de 41,70 e comorbidades como hipertençao, diabetes tipo2, apnéia, esteatose hepática, lispidemia, lombalgia e hernia de hiato. Queria saber se com tantas comorbidades atestadas e com todos os exames prontos, qual o tempo de espera em seu estabelecimento de saúde. Antecipo meus agradecimentos desde já pela atençao prestada. Obrigado. Alessandro
  • mayra 04/08/11 às 10:44
    oiiiiiiiiiii quero saber quanto tempo demora na santa casa pois minha cirugia ta marcada para 12/09/12 no angelina caron e eu tenho lupos por causa do sobre peso ta atacando minha bacia. desde ja muito obrigada.
  • MArines 08/07/11 às 21:09
    Preciso urgente fazer essa cirurgia para melhorar minha saude em geral. Qual é o primeiro passo? Como agendar essa primeira consulta pelo SUS?
    Obrigada por me ajudar.
  • Lia 10/05/11 às 15:17
    Olá, gostaria de saber como dar início ao tratamento? Por onde começo? Marco a consulta onde? Fico no aguardo, obrigada.
  • andreia milao 13/03/11 às 21:49
    este mes termino meus exames quero saber qual eo tempo para marcar a cirurgia. desde ja agradeço
  • luciane 13/02/11 às 20:36
    BOA NOITE MEU NOME LUCIANE MEU SONHO FAZER CIRUGIA BARIATRICA EU TENHO 39ANOS 1.73 ALT PESO 110 ESTOU COM MC 39,8 EU JÁ FAÇO ACOMPANHANDO NO HOSPITAL ANGELINA CARON CAMPINA GRANDE DO SUL PELO SUS SÓ QUE ESTÁ DEMORANDO MINHA CIRUGIA ESTÁ MARCADA PARA 22/12/2011 EU QUERIA SABER SE NA SANTA CASA DE MORA MUITO FAZER, EU MORO CURITIBA ESTOU COM MEUS EXAMES TODOS PRONTO AGUARDO CONTATO.lUCIANECTBA-PR
  • gislaine 27/01/11 às 12:11
    preciso urgente de uma cirurgia do estomago mais não posso pagar moro em paranavai pr e estou desesperada por favor me ajude
  • sandra 17/12/10 às 19:55
    estou na fila para fazer tbm a cirurgia tenho 31 anos estou muito anciosa demais por naum entrar nos padroes deles quando chegar a minha ves estou .tem 18 pessoas na minha frente e já estou assim imaginem quando for eu .se Deus quiser essa cirurgia vai mudar a minha vida .vou ter uma melhora di vida vou ser outra pessoa tudo vai dar certo ,tem alguem na mesma espera que eu ......
  • andreia milao 27/10/10 às 16:30
    qual eo tempo de cuidados com a cirurgia.afastamento do trabalho
  • Elaine 27/09/10 às 11:26
    gostaria de saber como faço para me cadastrar para fazer a cirurgia bariatrica pelo sus, alguem pode me ajudar?
  • ana paula bier 09/09/10 às 20:06
    Se hj possuo uma vida nova, só posso agradecer primeiro a Deus, depois ao Dr. Nassif, que com certeza é um dos melhores cirurgioes bariatricos do mundo. Fiz a bariatrica e hj ja perdi mais de 65 kilos! É outra vida! Obrigada Dr. e obrigada tb a todo corpo clinico da Santa Casa de Curitiba, atendimento de primeira classe do SUS.
  • alaides linda santos 01/07/10 às 20:34
    estou muito confiante em DEus e no dr Nassif deus os abençoe a toda a equipe
  • debora machado 14/06/10 às 11:15
    gostaria de saber como faco para fazer a cirurgia bariatrica tenho1,62 de altura e peso 120,4 tenho muita falta de ar.
  • silvana 23/05/10 às 13:54
    Me operei dia 17/09/2009 emegreci 37 kg fiz minha operação pelo sus foi uma maravilha e estou super feliz minha vida é outra só tenho a agradecer a Deus e a equipe do Dr nassif por mudarem a minha vida.
  • Maria 26/04/10 às 16:11
    Hoje fui encaminhada para a primeira consulta com ao clinico geral para poder fazer a cirurgia bariatrica tenho 37 anos 1,57 e 98 kilos ,tenho hipertensão a 6 anos.Já fiz de tudo para emagrecer atividades fisicas, reeducação alimentar , ja tomei sibultramina 1 ano e formulas varias .Fiquei 8 anos afastada pelo inss com problema de tendinite e coluna e hoje não consigo arrumar emprego.Gostaria de saber se a primeira consulta é no hospital do cajuru mesmo e depois é encaminhado para Santa casa minha consulta será dia 04/05/10.Obrigada
  • jacquelyne amoreli 12/04/10 às 16:53
    gostaria de saber como faço para me inscrever para fazer a cirurgia bariatrica, tenho 1,56 de aIt e peso 102kIs e 28 anos, moro em araucaria Pr,desde ja agradeço a atençao e aguardo uma resposta.
  • claudia 18/03/10 às 17:10
    fiz minha gastroplastia na santa casa de curitiba dia 18 de janeiro de 2010 pelo sus o atendimento é 100% as enfermeiras todas atenciosas e dedicadas no que fazem estou ótima e feliz todos que querem fazer eu recomendo não vão se arrepender um beijo a todos
  • JACQUELINE KATLEM PRIES 01/03/10 às 08:53
    GOSTARIA DE SABER SE SERIA POSSIVEL FAZER A CIRURGIA BARIÁTRICA NO HOSPITAL BEM PARANA, PELO SUS, E NÃO SENDO RESIDENTE NO PR. MEU IMC É DE 56%, ASSOCIADA COM HIPERTENSÃO E ASMA.
    NÃO CONSIGO FAZER E NEM SER NADA SENDO OBESA.
    JÁ FIZ INUMEROS TRATAMENTOS, MAS QDO PARO DE TOMAR OS REMÉDIOS, ENGORDO TUDO OUTRA VEZ.PEO AJUDA URGENTE, SE POSSÍVEL, PQ HÁ 03 ANOS ESPERO PELO SUS E NUNCA ME CHAMARAM, MESMO OCRRENDO ATRÁS.
  • janaina 23/02/10 às 16:56
    FEZ DIA 20/02/2010 1ANO QUE FIZ A CIRURGIA CAPELLA ,EMAGRECI 33KILOS,ESTOU MUITO FELIZ LOUVO A DEUS PELA VIDA DO DR NASSIF E SUA EQUIPE.A SUA SECRETARIA ENTÃO UM AMOR DE PESSOA MÊS QUE VEM VOU FAZER EXAMES DE ROTINA.NÃO ME ARREPENDO NEM UM POUCO DE TER FEITO A CIRURGIA.OBRIGADA EQUIPE E ENFERMEIROS DA SANTA CASA,FUI MELHOR ATENDIDA QUE NUM HOSPITAL PARTICULAR.
  • MARIA APARECIDA BORGES DA SILVA 14/02/10 às 20:03
    PESO 128KLS MEU SONHO É FAZER ESA CIRURGIA ME SINTO RIDICULA POR SER GORDA TENHO 25ANOS