Uma forte chuva de granizo assustou o Oeste do Paraná na noite desta quarta-feira (6). O secretário chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil, tenente-coronel Washington Rosa, esteve nesta quinta-feira (7) no município de Pato Bragado, um dos mais afetados pela interpérie. “Viemos verificar os danos para que a Defesa Civil, em conjunto com as prefeituras, possa prestar o atendimento necessário para a população”, disse.

“Assim que tomamos conhecimento da ocorrência, acionamos os Bombeiros para fazer o atendimento à população na fase de socorro e, agora, estamos na fase de recuperação dos danos causados”, explicou Washington. “No município de Pato Bragado praticamente 80% das residências tiveram seus telhados danificados. Felizmente tivemos somente danos materiais e, com a capacidade do município e a Defesa Civil do Estado, logo a situação voltará a sua normalidade”, completou.

“Isso é algo pelo qual a população do nosso município nunca passou. Sempre víamos exemplos disso pela televisão, mas agora estamos sentindo realmente na pele um estrago desta ordem”, disse a prefeita Normilda Koehler. “Agora estamos nos empenhando para ajudar as famílias para que tenham um abrigo até à noite”, disse. “O número de residências atingidas é grande e houve também muito estrago na área rural, principalmente nas propriedades que desenvolvem a suinocultura e a avilcultura, que tiveram seus barracões destruídos”, contou.

Andando na cidade logo se percebe que praticamente todas as casas tiveram algum dano. Os telhados perfurados, os cacos de telha no chão e a enorme quantidade de folhas de mangueiras no chão demonstravam o que havia acontecido ali algumas horas antes. “Acredito que foram uns dois minutos de chuva”, disse Nilse Sherer, secretária de Assistência Social do município. “Quando olhei pela janela vi a antena parabólica voando”, contou. Segundo ela, um pouco antes da meia noite um forte vento precedeu a chuva de granizo. “De repente começou a chover e fazia um barulho indescritível. Foi apenas uma pancada de chuva que causou todo esse estrago”, lembrou.

A formação do granizo ocorre quando fortes correntes de ar carregam minúsculas gotas de água para grandes altitudes, acima do ponto de congelamento. No interior das tempestades essa água se transforma em verdadeiras pedras de gelo, que muitas vezes chegam ao tamanho de uma bola de tênis. Geralmente essas pedras derretem antes de chegar ao solo, mas quando isso não acontece acontecem as chuvas de granizo.

Segundo os dados da Defesa Civil, a chuva de granizo desta quarta-feira (6) causou estragos em pelo menos dez municípios, entre eles Guairá, que teve cerca de 80 casas afetadas; Entre Rios com aproximadamente 50 residências atingidas; Cascavel, com 175 habitações danificadas; e Nova Santa Rosa, com 50 casas atingidas.