Conforme aponta o balanço, os veículos apreendidos entre janeiro e setembro deste ano somam US$ 24,2 milhões, um crescimento de 42% em relação aos nove primeiros meses de 2007. A média de apreensões de veí culos — entre eles automóveis, caminhões, ônibus, kombis, vans e motocicletas — é de nove por dia. Até setembro desde ano, a receita apreendeu 2.434 veículos, em sua maioria automóveis. Atualmente, o pátio da receita está com cerca de seis mil veículos retidos que aguardam destinação.

Conforme explica a assessoria de comunicação da receita em Foz do Iguaçu, todo veículo apreendido pela Receita Federal, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal com contrabando, em qualquer localidade, é lacrado e levado para a delegacia da receita em Foz.

Quando chega, é tirado o lacre e policiais contabilizam tudo o que contém dentro do veículo. Terminado o processo, o veículo segue para o pátio da receita, onde permanece cerca de três meses.
Dos veículos apreendidos, quase a totalidade é encaminhado para doação. São órgãos de administração pública ou entidades filantrópicas que solicitam os veículos e a receita — depois de analisar e fiscalizar a veracidade das informações de requisição do veículo — os encaminha para doação. Segundo a assessoria, em 2008 já foi doado 50% mais veículos que o montante apreendido. (FGS)