20º

Infecções em cães e gatos agora são mais fáceis de tratar

Novo antibiótico de longa ação que aumenta as chances de sucesso no tratamento

23/10/08 às 00:00 - Atualizado às 14:50   |  Redação Bem Paraná
Quando cães e gatos precisam de tratamento com antibióticos, a situação ssemelha-se a uma guerra: animais de um lado e donos de outro. A batalha estende-se, em média, por duas semanas e exige lutas diárias para que o comprimido seja, de fato, engolido pelos bichinhos. Sem contar a responsabilidade de não esquecer doses ou trocar horários, já que um único deslize pode comprometer todo o tratamento.

Para resolver esse problema, a Divisão de Saúde Animal da Pfizer lança no Brasil Convenia, antibiótico de dose única injetável indicado para infecções de pele e urinárias.

“O medicamento é pioneiro e cria um novo segmento entre os antibióticos: os injetáveis de longa duração”, revela Oclydes Barbarini Jr., gerente da Unidade de Negócios de Animais de Companhia da Divisão de Saúde Animal da Pfizer. Isso significa que o veterinário aplica no cão ou gato uma única dose de Convenia que age por 14 dias, substituindo o tratamento com os antibióticos orais de aplicação diária convencionais, que duram de duas a três semanas. Só quem tem animal em casa sabe da dificuldade de seguir à risca um tratamento tão longo, que muitas vezes exige diversas doses ao dia.

O desafio da administração foi comprovado em pesquisa realizada nos Estados Unidos. Nela, ficou constatado que aproximadamente 70% dos proprietários não conseguem completar o tratamento de seus animais. Os donos de gatos, em outra pesquisa, classificam a tarefa como uma das mais estressantes que envolvem seus bichanos. “No caso dos gatos é ainda mais difícil convencê-los a tomar um comprimido, pois eles podem ficar sem comer há dias, mas jamais deixarão de cheirar, analisar a comida, e só então decidir se devem ou não ingerir o alimento”, destaca Oclydes. “É o que chamamos de comportamento alimentar seletivo”, explica.

Segundo Jorge Espanha, diretor da Divisão de Saúde Animal da Pfizer, Convenia faz com que o proprietário leve seu animal a uma clínica e receba os cuidados de um veterinário, fator importante para o sucesso do tratamento. “Assim, o profissional pode ter a certeza de que o medicamento foi administrado corretamente, enquanto o dono volta para casa seguro de que seu cão ou gato já recebeu os cuidados necessários, de maneira eficaz e completa”, ressalta Espanha.

Devido à longa ação, Convenia alia praticidade ao aumento da adesão ao tratamento, assegurando a eficácia do medicamento – comprovada em estudos realizados nos Estados Unidos, com 320 cães e 291 gatos. A pesquisa mostrou resultados positivos de Convenia em 92,4% dos casos em cães e em 96,6% dos gatos. Além disso, o produto mostrou-se bastante seguro inclusive em filhotes. “Desde 2006, mais de 4 milhões de doses de Convenia foram administradas em cães e gatos de diferentes países, onde o medicamento já foi lançado”, finaliza Oclydes.

Campeãs das consultas veterinárias: 
Coça daqui, lambe dali. Até mordida vale para aliviar a infecção de pele. No caso das infecções urinárias, o animal faz um esforço enorme na hora de urinar, além de fazê-lo com mais freqüência. Esses dois problemas são mais comuns do que se imagina. As infecções de pele e urinárias são as principais responsáveis pela ida de cães e gatos a uma clínica veterinária.

Entre os cães, as infecções de pele desbancam as de ouvido e os desarranjos intestinais. Normalmente causadas por bactérias, essas infecções ocorrem simultaneamente com alguma alergia ou infestação de parasitas, o que torna a pele mais irritada e suscetível a outras bactérias. Nos gatos, esse tipo de infecção surge após um trauma ou mordida.

Já as infecções urinárias, bastante freqüentes nos gatos, são mais observadas nos animais de meia-idade, com sobrepeso e preguiçosos. O estresse, vilão comum na vida de humanos modernos, também pode aumentar os riscos de o bichano desenvolver infecção urinária. No Brasil, as de pele e urinárias são as mais freqüentes, totalizando 56% das infecções diagnosticadas em clínicas de pequenos animais.  
Publicidade
54 Comentários
  • Clair Maia de Oliveira 11/04/14 às 22:02
    Escreva um comentário... Minha cachorra urina sangue.qual tratamento
  • elaine 12/02/14 às 14:38
    minha cadelinha esta ficando cega assim faz uns tres dias que apareceu esse sintoma
    esbranquiçado nas vista mas se alimenta bem e toma muita agua sera que
    alguem pode me ajudar com diaguinostico e eindicar algum remédio
    ficarei muito grata .
  • Marcela 28/10/13 às 12:21
    muito bom
  • Vely 08/10/13 às 22:27
    Vely, Onde encontro convenia?????? Casa de ração??? Onde?O valor? Obrigada
  • SIL 09/09/13 às 15:08
    O cão do meu irmão está há aproximadamente 8 dias doente, os primeiro dias ele apresentou tontura e ânsia de vomito e parou de urinar, após o 3º dia ele paralisou todos os membro e deixou de comer e beber, hoje ele se alimenta através de uma sonda, só mexe os olhos ontem ele bebeu água na vasilha, segundo uma técnica em agropecuária que esteve lá ele está com pneumonia e infecção urinaria... como devo proceder... moramos no interior longe de hospitais...
  • Clyvia Jatobá 21/08/13 às 17:43
    Tenho um Pinscher com 13 anos, ele é miniatura. Venho observando que faz muito força ao urinar, um aumento na quantidade de vezes e a diminuição na urina.
    Levei ao veterinário, fizemos exames de sangue, urina. Mas ele também solicitou uma ultrassonografia. Minha pergunta ´: É necessário também fazer uma ultrassonografia para detectar a infecção urinária já que nos exames de sangue e urina foram constatados a infecção? Agradeço antecipadamente pela atenção.
  • Duda 30/05/13 às 20:09
    Oi minha gata depois que eu levei ela pra castrar depois de 1 ano ele presentou infecção na urina com sangue o veterinário já me passou remédio, e nada de sarar pela amor de deus qual é o nome do remédio pra mim por der dar pra ela. Agradeço"
  • silvia di leo 20/05/13 às 16:10
    Meu cãozinho esta na segunda dose de Convenia,percebi que ele não esta urinando como antes...ele tem alergia na pele que melhorou muito parou de coçar . Agora o que me preocupa é a urina.
  • Roseli Ramalho 16/03/13 às 14:23
    Onde eu consigo encontrar esse remédio chamado Convenia?
  • ana flavia 02/03/13 às 12:17
    Oi, preciso muito de ajuda, minha cadela ontem tava meia "triste" sem muita agitação, com orelha e nariz quentes e secos e hoje ela amanheceu com um inchaço no pescoço, parece uma bola, mas é mole, não sei oque pode ser. Estou desesperada pois amo muito ela e não tenho condições pra levá-la a um veterinário, por favor me ajuda.Oque será isso meu Deus ?!
  • Marcia 15/02/13 às 11:40
    olá meu cão não esta urinando vejo que em seu orgão genital esta com pouquinho de pus estou dando a ele baytril 15 só que a cada dia que passa ele só esta ficando quietiinho nos cantinhos da casa gostaria que ajudacem com algum outro remedio agradeço desde já
  • izacris 06/01/13 às 22:06
    gostaria q vc me ajudasse minha cachorra so tem 2 meses e 23 dias e comeu visaras de peixe e adquiriu inf. intestinal esta tomando antibiótico a diarreia ja diminuiu no entanto esta vomitando muito mesmo tomando remedio paro vômito o q faço me ajude por favor!
  • wendy 25/12/12 às 23:25
    a minha cachorrinha foi ao um pet shop chamado arca de nòe e ela teve uma ifecsao de ovido da quelas minha mae ja resolveu um pouco o poblema mais ela ainda ta muito sujo uque acomtessel foi que espludio augum saquinho0 de sera preta entao me ajude ela e uma yorkshire mine e ta muito mau...
  • monica 30/09/12 às 18:00
    minha gatinha foi castrada e medica descobriu uma infecçao urinaria, esta tomando um remedio chamado baytril e uma racao especifica para isso, ela fa xixi toda hora e so sai um pouquinho .mas não esta melhorando tem outro remedio?
  • ademir consultor 08/09/12 às 21:44
    consultor de vendas : gente o convenia pode ser encontrado em clinicas veterinarias e um antibiotico de terceira geraçao muito eficaz a aplicaçao varia muito entorno de R$ 150,00 mas vale apena no ceara pode encontrar na RBL distribuidora pfize
  • ketlly maria 04/06/12 às 00:59
    oie ,tenho um gato c menos de 1 aninho,ele ta sempre se mostrando resfriado,so come racao,naum sai na rua,sempre comessa sair uma agua do nariz,depois fica esverdeada msm c o passar dos dias,minha mae deu amoxilina p ele,p sete dias ele melhorou mas depois de 2 semanas voltou,e agora ele ta muito ruizinho,espirra e tosse vomita catarro oq pode ser e oq fasso esse remedio serve p ele?obg to desesperada,pq durmo c ele!
  • kelly 04/06/12 às 00:55
    minha gatinha c menos de1 ano apresceu do nada c 1carosco nas costa q a cada dia incha mais,muito estranho do nada naum deixo ela sair p nada,so come racao,tenho um gato que tbm paresce ta kerendo namorar ela,e esse carosco do lado,uns tres centimetros de distancia tem tipo um machucado q hj comessou a sair puz,estou desesperada pq to sem trb e sem didim p levar ao veternirario me ajude oq seria e oq tenho que fazer desde jah agradesco a ajuda de vcs,me falaram q pode ser q 1bicho botou ferraum nela,e inflamou,ou sera qpode ter sido um rato q a maxucou??desde jah agradesco a vcs!com lagrimas nos olhos!
  • Tina sioly 24/05/12 às 15:33
    Gostaria de saber o nome desse remedio pois tenho um pastor alemão e ele vive com infecção urinaria, já levei por diversas vezes no veterinário, ele já fez varios exame de sangue e ultrason, toma remedio mais depois volta....ele sofre muito fica urinando toda ora só pingando. qual é o remedio certo?
  • Janis 17/05/12 às 16:08
    Gostaria de saber qual é a injeção para a infeccao urinaria ...??? acabei de castrar a minha gatinha e ela esta sofrendo urinando varias vezes com sangue .
  • beatriz 14/03/12 às 13:40
    Gostaria de saber como faço para comprar esse medicamento via internet. grata
  • lisa 10/03/12 às 22:13
    Tenho um pitbull albino de 2 anos e ele apresenta infecção de pele desde os seis meses de idade não sei mais o q fazer pois já fiz vários tratamentos e não obtve resultado ,gostaria de saber de algo q pudesse ajudar a cura-lo .
  • paula 26/02/12 às 15:47
    tenho dois filhotes de cachorro eles estao com uma infecçao muito forte no intertino to dando remedio que o veterinario passou mais nao to vendo resultado me ajude que remedio eu dou estou desesperada me ajude
  • Elinaldo 22/02/12 às 02:31
    Meu cachorro esta com infecção intestinal, esse medicamento também pode ser ultilizado nesse caso, pois ja dei varios remédios, ele melhora só que depois os sintomas voltam mais fortes...não sei oque fazer alguem me ajuda??
  • bruna 19/02/12 às 22:59
    meu cachorro está com infecção urinária já foi levado ao veterinário, foi receitado um medicamento injetável, só que ele não está conceguindo andar faz dois dias depois que ele veio da clinica, o que pode ter acontecido? será que é por causa do tratamento?
  • Carla Melo 11/01/12 às 14:01
    Gostaria de saber o nome do medicamento, o valor e onde encontro pois minha cadela esta com infecção de urina.
  • Lidiane Alves Romão Sousa 02/01/12 às 16:45
    A Veterinária da minha Cachorra receitou essa injeção, gostaria de saber qual seria o preço dessa medicação.
    Desde já agradeço
  • fatima 01/01/12 às 00:48
    achei interesante esse antibiotico injetavel tenho uma gata que esteve internada por infecção urinaria depois de duas semanas a infecção voltou estou tentando tratar em casa ja que no momento estou sem dinheiro para um novo tratamento.
  • aline 30/12/11 às 20:43
    minha cachorra de 9anos aprsenta uma infecção na região da boca tenho que limpar todos os dias senão de bichode tanto que fede dei atibiotico sumiu c/ tempo voltol oque faço alguem me ajude que doença e essa no momento não tenho como pagar veterinário estou desesperada
  • neusa 16/11/11 às 22:17
    Boa noite meu cachorro começou hj com uma infecção intestinal, alem do medicamento feito, quais os outros cuidado que devo ter em casa? ja estou dando agua de coco verde e fiz soro caseiro. Será que ele sente dor? ele é da raça Basset e tem 8 meses e esta com 10 kls. Obrigado
  • edson 15/11/11 às 16:28
    meu cão, está com infecção nos ohos e na pele, dei um antibiótico por 10 dias e lavei os olhos , passei uma pomada indicada por um amigo ele melhorou, mas quando acabou o rémédio voltou os ferimentos tudo de novo o que faço alguem pode me ajudar!!!
  • Henrique K. Addison 26/07/11 às 23:57
    O nome do antibiótico é Convenia®


    Custa em média R$ 15 reais e é de uma unica aplicação, injetável.
  • cesar henrique 21/07/11 às 14:00
    tenho um Vira lata, mais minha paixao por ele e incoparavel!
    ele esta com infecçao em sua pata direita a infecçao ja esta quase matando ele, comprei remedios e champu pra ele, mas nada resolve! levei no veterinario o cara nao sab porra nenhuma pra salvar meu cachorro, queria saber o nome dessa injeçao, pois acho que a unica coisa que possa salvar meu cachorro sera ela ! por favor me mande o nome dela , sou de goiania ! por favor responda :(
  • simone 04/07/11 às 00:24
    boa noite .tenho um gato que esta cm infecção urinaria por favor passe o nome dessa injeção pq não sei o que mais faser .ja fis de tudo mais nada resolve.por favor me ajude....
  • Angélica 24/05/11 às 21:05
    Gostaria de saber o nome dessa injeção, pq eu tenho duas pincher e elas estão com infeçção urinária.
    A veterinária delas já tratou com varios antibioticos e nenhum resolveu o problema.
  • CIDA 08/05/11 às 19:28
    tenho uma cachorra de mais ou menos 9 anos esta com dificuldade de fazer xixi, ela fica fazendo aos poucos . o que devo fazer, ja faz um bom tempo.tem algum remedio que eu possa dar?
  • RCS. 24/01/11 às 11:36
    Olá,tenho uma york no 01 que é castrada e teve escamaçoes na pele, coça muito geral( sai tipo uma espinha forma carocinho e formava umas casca parece verde, neste periodo dei frango,dei peru,reçao,mas agora esta só comendo raçao ipoalergenica,por mim mesma observando o sofrimento dela,resolvi mudar alimentaçao. diz a vet que ela teve infeççao bacteriana e fungo na pele,colhetei pelos arrancados pela vet para analise,mas só em vinte dias terei resultado mais apos colhetar pelos teve banho,com chapoo, embolotou geral, esta com coceira na pele,e esta lanbendo suas patas e atras das patas tambem tem escraches de lamber,morder..em dezembro,tomou uma dose de injeçao convenia,tomou banho com chapoo (cetocon top) e voltou a cocar geral devo repetir a dose de convenia, o que faço é desesperador...
    obrigada
  • Sheila 02/01/11 às 21:15
    Gostaria de saber o nome da injecao, meu gatinho esta doente preciso de um metodo mais facil de trata-lo a curto prazo. Obrigada.
  • Sônia 02/01/11 às 20:01
    Gostaria de saber qual o nome desse remédio (injetável) , minha gata nao toma remedio de forma alguma..
  • magali 13/12/10 às 01:02
    tenho 1 pug de 9 anos.q vem injetavelsofrendo com infeccoes urinarias reincidivas.ja tentei todos os antibioticos via oral,sem resultado.agora ela vomita o remedio(gastite) por isso tera q ser injetavel.Essa medicacao tem efeitos colaterais?e riscos?Aguardo resposta,URGENTE!!!
    Obrigada
  • EDNA DA SILVA 30/11/10 às 12:00
    ADOREI OS COMENTARIO SOBRE INFEÇAO URINARIA E DE PELE TENHO UMA PINCTE QUE TEM UMA INFEÇAO DE PELE QIE NAO SARA QUE FAÇO OBRIGADO
  • leonor de Campos 22/10/10 às 13:10
    Oi, temos vários animais e um gatinho de 13 anos que está com sopro no coração, devido a um dente que cria bactéria.Moro em Atibaia e temos procurado mas o preço é impraticável. Gostaria de saber se posso comprar pela net. em locais mais baratos.Aqui achanos pór R$80,00 uma dose mínima. temos loucura pelos nossos bichos, pf ajude.
    grata
  • catia bertho da costa 12/09/10 às 14:49
    gostei muito do comentario a respeito desse antibiotico do qual eu não conhecia valeu
  • Thaís Marques 03/08/10 às 11:27
    Quero saber como é o nome desse remedio,pois meu gatinho tá precisando muito. Obrigada
  • Andréa 21/07/10 às 15:06
    Gostaria de saber se já existe esse medicamento injetável de um dia só para infecção urinária em gatos aqui em Sorocaba.
    Aguardo retorno o mais rápido possível.
    Obgda
  • nelci lourenco 26/06/10 às 16:04
    encontrei um caozinho na rua e nao achei um lar para ele. Acabou ficando comigo, mas estou encontrando dificuldade de tratar uma infecçao de pele no rosto e unhas. foi receitado cefalexina e nao tenho resultado, gostria de usar a convenia, mas nao sei onde comprar
  • eliane mangabeira 04/06/10 às 11:11
    onde posso comprar em Belém-pa e qual o preço
  • vanessa 01/05/10 às 18:49
    Onde posso comprar o convenia e qual o preço não consugo achar é so veterinario que tem?
  • AURILA 20/04/10 às 09:30
    tENHO UMA CADELINHA DE 2 MESES E MEIO, RAÇA INDEFINIDA, ELA ESTÁ FAZENDO XIXI DE VEZ EM QUANDO COM MAIS FREQUENCIA, AO PEGÁ-LA NO COLO VI QUE ESTAVA SAINDO TIPO PUS DAS SUAS PARTES, FIQUEI MUITO PREOCUPADA O QUE DEVO FAZE^?
  • Leila 05/04/10 às 22:15
    Como posso comprar o convênia com um preço melhor andei pesquisando achei a 200 reais...muito caro
  • marco 31/03/10 às 18:54
    eu tenho um filhote e ela tem uma efecção muito forte...já tentamos tratar e nao deu certo, ela está sempre com a coixa lateral molhada de urina, e a urina muito fedida... o que podemos fazer nesse caso.
  • Juliana Schuch 20/01/10 às 14:32
    meu gato a 3 dias esta meio triste, apresenta sangue na urina e edema no aparelho urinario,levei no veterinario ele receitou garamicina para humanos p/ fazer isso é indicado???
  • Fragoso 15/01/10 às 21:28
    Gostaria de saber como faço para comprar este medicamento, estou com um felino necessitando urgente dele.
  • gaia 07/01/10 às 17:04
    Onde encontro este medicamento? Moro em Manaus.AM.
  • Silvio 12/12/09 às 20:48
    Esse Convenia já existe no Brasil? Como faço para encontrá-lo?