Os fotógrafos Julio e Brunno Covello expõem em Curitiba 40 fotos que revelam a essência cosmopolita de Nova York. Julio, atual coordenador de Fotojornalismo da Agência Estadual de Noticiais do Governo do Paraná, e seu filho Brunno, contam que a exposição “I Photographed Nova York” é resultado de uma viagem feita pela família à cidade, famosa pela sua contemporaneidade na arte e no estilo.

Fique por dentro da programação da mostra.

“No início a idéia era fazer apenas imagens como registro de viagem. Mas a cidade é muito fotogênica”, disse Julio. Segundo ele, ao retornarem e avaliarem o material, a dupla verificou que as fotos revelavam a alma da cidade e fugia das triviais fotos do Central Park, Empire State, entre outras. “É um olhar social e arquitetônico. É como abrir o coração e o estilo de Nova York”, afirma Brunno.

Ele complementa que os flagrantes fotografados poderiam estar em qualquer parte do mundo, mas na sua forma sutil trazem a marca da cidade mais cosmopolita do mundo, onde cada qual situa-se, veste-se e vive de acordo com seu estilo. Cita o exemplo da foto da noiva que estava fazendo seu “book de núpcias”, deitada de vestido e buquê na mureta de proteção do topo do GE Building, um dos edifícios do Rockefeller Center. A edição da mostra é assinada pelo fotógrafo Alberto Vianna e permanecerá no Beto Batata até dezembro.

“I Photographed Nova York” é a segunda mostra individual de Julio Covello. A primeira foi em 2003, na qual explorava temas sociais. O artista conta que começou na fotografia no final da década de 70, quando ganhou de presente do pai uma máquina fotográfica – Ricoh. Gosta de fotografar à noite e a arquitetura das cidades. Para ele, as fotos que faz sem compromisso e planejamento de elaborar uma exposição são as mais instigantes. “A sensibilidade é o que diferencia um fotógrafo do outro. O olhar é tudo”.