Apresentado no Salão do Automóvel, o San Vito S1 1.8 Turbo surge com o desafio de fazer renascer o segmento dos veículos fora-de-série, que já foi rico e transformou o Brasil em um importante pólo de criação, mas praticamente extinto pela globalização que levou as montadoras a recorrerem aos centros internacionais de design. O San Vito S1 1.8 Turbo é o primeiro carro oficial idealizado por Vito Simone e faz parte do Projeto ISOR, ao qual deu início há três anos, com nome que presta homenagem à filha Isa.

Estilista com experiência iniciada aos 15 anos como aprendiz do Senai na Willys Overland do Brasil e carreira continuada na Ford Motor Company Brasil, Vito Simone fundou, em 1996, a Personal Parts – atualmente uma das principais fabricantes nacionais de kits aerodinâmicos para automóveis. Há três anos, decidiu reativar o mercado de carros especiais com um atraente modelo esporte de apenas dois lugares, com atributos de exclusividade, conforto, segurança e, principalmente, facilidade de manutenção. Suas armas estão nas linhas que surgiram espontaneamente, sem relação com qualquer outro modelo existente, na conhecida mecânica Volkswagen e nos materiais aplicados, amplamente disponíveis no Brasil.

“Nas versões básica e completa, o San Vito S1 1.8 Turbo custa a metade de um modelo similar importado e ainda oferece, como vantagem adicional, a facilidade dos serviços de manutenção e de peças de reposição que existem em todo o País”, salienta Vito Simone. É um carro de duas portas, dois lugares, com capota removível que o transforma em conversível. De acordo com Simone, o motor, instalado na posição central/traseira, é o VW AP 1800 e o câmbio é de cinco marchas da mesma marca, com transmissão nas rodas traseiras.

Para garantir desempenho esportivo, adotou sistema de turboalimentação para a versão completa, um Garrett APL 388, que eleva a potência para 147 cv e permite ao carro aceleração de 0-100 em 6,5 segundos e velocidade máxima de 220 km/h. Sob a carroceria à base de fibra de vidro e materiais compósitos o San Vito S1 1.8 Turbo tem monobloco de plástico reforçado com fibra de vidro, estrutura tubular de aço. Uma das inovações é o assoalho duplo, com a parte inferior aerodinâmica e pontos removíveis para manutenção, além de entradas de ar para ajudar no arrefecimento do motor, dos freios, do sistema de turboalimentação e, também acesso ao tanque de combustível. 

O sistema de suspensão é independente, com molas espirais e amortecedores de dupla ação para as quatro rodas. A dianteira tem braços triangulares e barra estabilizadora e sistema coil-over, que envolve molas e amortecedores. A traseira tem braços transversais reguláveis, barra de torção acionada por braços longitudinais e barra estabilizadora. Os freios são a disco, ventilados, com diâmetro de 290 mm para as rodas dianteiras e sólidos, com diâmetro de 239 mm, para as traseiras. As rodas são as japonesas Tsuya, com aros de 17 polegadas para o modelo básico e de 18 polegadas para a versão completa, com pneus 225/40 2R para as dianteiras e 235/40 2R para as traseiras. 

O padrão de conforto e de proteção está no acabamento, com bancos em forma de concha, revestimento interno de couro, rádio AM/FM e toca CD e conjunto de instrumentos com velocímetro, hodômetro, conta-giros e indicadores de pressão de óleo e do turbo, da temperatura da água e do nível de combustível. No console central, sistema de som, com alto-falantes, pressão de combustível e hallmeter (que mede a mistura de ar e combustível do sistema de alimentação). Os espelhos são elétricos com sistema direcional para baixo, para facilitar manobras, assim como o acionamento do alarme, travamento das portas e vidros. Os faróis principais e os de milha são de xenon, para maior eficiência em iluminação. As únicas referências em relação a outro carro estão nas medidas, baseadas nas do Porsche Targa, com comprimento de 3m74, largura de 1m70, altura de 1m15 e entre-eixos de 2m16. O peso do carro é de 930 quilos.