A sondagem do instituto Paraná Pesquisas indica que entre os 31,72% dos curitibanos que costumam viajar no feriado de Carnaval, 58,57% viajam para o Litoral paranaense e 20,48% para as praias catarinenses, enquanto 14,29% aproveita para ir ao Interior do Estado e 0,95% ao Rio de Janeiro. E quem opta pelo Litoral paranaense vai atrás de folia, porque, segundo a pesquisa, 60,16% daqueles que seguem para as praias do Paraná participam do carnaval.

O tradicional Carnaval de Antonina, pequena cidade histórica do Paraná, não atrai muito o curitibano, de acordo com a pesquisa. Entre os entrevistados, 83,08% declararam nunca terem ido ao Carnaval de Antonina. Outros 16,92% disseram já ter participado da festa na cidade litorânea e 82,14% deles declararam ter gostado da folia. A funcionária pública Juliana Moschetta, 33 anos, defende com unhas e dentes o Carnaval de Antonina, onde passa o feriado há cinco anos. “É uma folia família, de crianças a idosos. O Carnaval como ele era há anos. A diversão e a tradição juntos”, diz ela. “Tem que ir para se apaixonar”.

Campeão — A pesquisa mostra que para 48,34% dos curitibanos, o carnaval carioca continua a ser o melhor do País, seguido do Nordeste, com 17,21% da preferência. O Litoral paranaenses surge em terceiro do ranking de preferência do curitibanos com 4,99%, sendo que 3,02% votaram em Antonina, 1,06% em Guaratuba, 0,76% em Matinhos e 0,15% em Morretes. Vale a pena resslatar que 12,39% dos entrevistados disseram que não sabem qual o melhor carnaval e 11, 63% consideram que nenhum carnaval é o melhor do País. (JR)

Enquete
Sim.Gosto porque tem uma folga boa no trabalho e  na faculdade. E também é bom para sair da rotina. Kelly Azevedo, Estudante.
Fabiane Oliveria, 31 anos, Professora.

Sim. Em todos os carnavais reunimos os amigos e  vamos para a praia festar. É só alegria com ou sem chuva.
Giane Razeira de Andrade, Estudante.

Sim. É a  data que mais espero. Sou muito animada gosto de festar com os parentes, e além é claro do feriado prolongado.
Sherolin de Souza, 21 anos estudante.

Não. Para mim o carnaval é uma baixaria. Quando chega esta data insuportável, vou até a  locadora e  pego 5 ou 6 filmes e fico assistindo até passar a festa desse povo louco.
Ozair Freitas, aposentado 64 anos.