Ilustrada pelos personagens da turminha do Bairro do Limoeiro, a cartilha “Como usar máscara para se proteger do coronavírus” foi produzida pela Mauricio de Sousa Produções, juntamente com o Centro de Pesquisa em Alimentos da USP (FoRC/USP). O material, e todas as informações contidas nele, têm como base as orientações da ANVISA. As instruções para o uso de máscaras descartáveis e as de pano reutilizáveis estão didaticamente detalhadas para que todos possam se proteger da melhor forma possível. Em muitas localidades, o uso da máscara na luta pela prevenção da covid-19 se tornou obrigatório, seja em estabelecimentos comerciais ou, até mesmo, no transporte público e privado. Essa proteção facial é de extrema importância, pois evita que gotículas suspensas no ar – quando pessoas infectadas tossem, espirram ou simplesmente conversam – se espalhem. Por isso, Cebolinha, Jeremias, Milena, Magali e Mônica, todos devidamente protegidos usando máscara, mostram de uma forma fácil os cuidados básicos que devemos ter na manipulação e no uso desse item. É mais um mecanismo para que as crianças também de interessem pelo assunto e colaborem para o uso correto da máscara. Para Mônica Sousa, diretora executiva da MSP, é muito importante que os hábitos que visam colaborar no combate ao vírus, sejam intensificados. Frisa ainda a importância do compartilhamento de informações confiáveis. “Buscamos produzir um material que contenha orientações de fontes seguras para que o combate à pandemia seja feito da forma mais correta possível. Para reforçá-las, utilizamos os personagens da Turma da Mônica, tão querida pelos brasileiros, para apresentar os cuidados de uma forma mais leve e didática”, pontua. O material colabora na orientação das famílias brasileiras e ainda traz benefícios a todos os cidadãos. “É por meio de ações como esta que reforçamos nosso compromisso social, não só como produtores de entretenimento, mas como aliados no combate ao coronavírus”, finaliza a executiva. 

Além da cartilha em questão, a Mauricio de Sousa Produções tem realizado uma série de ações de conscientização. São diversos materiais informativos de prevenção e dicas para higienização de objetos utilizados no dia a dia durante esse período de quarentena. Além disso, a empresa está disponibilizando conteúdos educacionais e de entretenimento para os pequenos e fãs da Turma da Mônica, a fim de incentivar e agregar bem-estar nesse momento complicado de isolamento social.
A cartilha com orientações para o uso correto das máscaras estará disponível para consulta e compartilhamento nas plataformas digitais da Turma da Mônica.
twitter.com/turmadamonica
instagram.com/turmadamonica
facebook.com/turmadamonica


(Crédito Tânia Bucchmann)

Olhar reflexivo

Esta é a 4ª. ação dos artistas visuais da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná que realizaram um ensaio fotográfico de imagens capturadas de dentro de suas casas, ou seja, do universo pessoal e íntimo por meio de linguagem visual própria. “O objetivo é que possamos refletir sobre a nossa relação com a imobilidade provocada por um dos momentos mais impactantes da contemporaneidade”, destaca Luiz Gustavo Vidal, presidente da APAP/PR. Atualmente, registrar uma imagem tornou-se tão acessível que praticamente uma boa parte da população mundial pode fotografar no momento que desejar, provocando um excesso de imagens, um verdadeiro abuso. Por outro lado, ao mesmo tempo em que há certo exagero é possível fazer coisas que de outro modo seria impossível. A exposição virtual “Olhar Reflexivo II” é um exemplo do quanto a tecnologia pode sim ser eficiente e eficaz. “O distanciamento social provocado pela quarentena traz-nos sentimento de tristeza e apatia, mas estamos conseguindo fazer ações que nos aproximam ainda mais” declara, Katia Velo, diretora de comunicação da associação. Os fotógrafos sensibilizados pela quarentena provocada pelo novo coronavírus realizam a segunda edição da exposição virtual “Olhar Reflexivo”. Nesta segunda edição, as fotografias nos revelam momentos de reflexão, aflição, criatividade e até irreverência como a fotografia assinada por Bebel Ritzmann. As imagens foram capturadas por Bebel Ritzmann, Denise Abujamra, Fernando Rosa, Luiz Gustavo Vidal e Tania Buchmann.

Serviço:
Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR – Av. Jaime Reis, 107 – São Francisco, Curitiba-PR – (41) 3232-0408 – Instagram: apap_pr


Águas Ouro Fino doa 7 mil vasilhames

A empresa paranaense Águas Ouro Fino doou mais de 7 mil embalagens de água para a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que iniciou, no final de março, um mutirão para a produção de álcool em gel destinado a ajudar os hospitais, ONGs e unidades de saúde de Curitiba. A indústria reconhecida como uma das maiores envasadoras de água mineral natural do Brasil, fez a doação dos vasilhames já higienizados e prontos para engarrafar, facilitando a distribuição dos itens produzidos para quem está atuando na linha de frente. A iniciativa do professor Fernando Molin, chefe do departamento de Química UTFPR, mobilizou diversas pessoas e inclusive os alunos da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A produção de álcool em gel feita nos laboratórios do curso já chegou a quase 3 mil litros e foram destinadas a 19 instituições de Curitiba e região. A Ouro Fino também realizou, na semana passada, a doação de 1,5 mil litros de água para as comunidades das ilhas do litoral paranaense. A iniciativa do projeto Unidos pelo Surf, da Back Wash, levou além da água mineral, cestas básicas e produtos de higiene para a população que vive afastada. Para o CEO da Ouro Fino, Marcelo Marques, é dever das empresas contribuírem em causas nobres, cumprindo com seu papel social, que está sendo reforçado durante a pandemia. “Neste momento precisamos unir forças para passarmos pela crise. Por isso, é de extrema necessidade estarmos unidos com outras empresas e instituições, contribuindo em ações de valorização humana, levando recursos e apoio àqueles que mais precisam”, completa. Por se tratar de uma atividade de natureza essencial e pensando no bem-estar dos colaboradores, a indústria adotou diversas medidas de prevenção e controle contra o COVID-19 durante o seu funcionamento. Conforme orientação dos órgãos oficiais da saúde, a empresa também instruiu os funcionários diretos e indiretos, como caminhoneiros, que executam o transporte dos produtos e insumos para dentro e fora da empresa, sobre os procedimentos e protocolos adotados no cumprimento do trabalho. Recentemente a empresa firmou parceria com diversas costureiras da comunidade de Campo Largo que estavam sem renda, para a produção de máscaras de tecido que estão sendo distribuídas para todos os colaboradores da Ouro Fino. A iniciativa visa apoiar a economia local, bem como atender as recomendações do Ministério da Saúde, preservando os colaboradores que continuam exercendo o seu trabalho no local, para levar um produto essencial à população.


Pimpa meu feed

O apresentador da MTV Leo Picon está à frente da nova atração da MTV, Pimpa Meu Feed. Um dos maiores influenciadores do país apresenta ao lado de Ste Viegas novo programa que irá ajudar participantes a pimparem os próprios perfis no Instagram. O projeto, inspirado no renomado sucesso da MTV norte-americana, Pimp My Ride, é inédito no Brasil, com produção da ViacomCBS Digital Studios International (VDSI) “É uma pressão maior, saber que existem outras pessoas apresentando o mesmo programa em outros países, e me desperta uma cobrança de fazer o melhor de todos”, pontua Picon sobre este novo desafio. Pimpa Meu Feed traz toda semana um participante que terá o feed do Instagram analisado, revirado e, claro, turbinado com base na expertise do apresentador que possui longa trajetória digital, trazendo conteúdos estratégicos alinhado aos objetivos traçados. “Trazer um programa que ajuda a desenvolver novos conteúdos digitais é uma oportunidade muito bacana. É uma forma de incentivar o criativo e valorizar seus objetivos pessoais e profissionais, com foco e estratégia”. A dinâmica do programa foi adaptada mediante ao momento em que passamos. “O cenário atual trouxe uma ruptura de muitos padrões de gravação que ninguém questionava, tudo está sendo redefinido e criadores mais independentes poderão ser contemplados com uma oportunidade em meio a uma pandemia”, afirma Picon. Empreendedor desde cedo, o apresentador reforça a importância de um programa hoje voltado à estratégias de redes sociais uma vez que este formato será uma realidade daqui para frente em meios como na música, no cinema e na TV. “O mundo muda e os meios precisam se adaptar para atender às novas demandas, estratégias digitais são essenciais para continuar em intenso contato com o público que quer cada vez mais liberdade e conveniência para consumir conteúdo”. Pimpa Meu Feed vai ao ar sempre às quartas-feiras às 17h em todas as redes sociais da MTV: Youtube , IGTV e facebook.com/MTVBrasil/.

http://www.youtube.com/watch?v=4yc2K7DRvi4
http://www.facebook.com/MTVBrasil/videos/204756590544613/
http://www.instagram.com/tv/CA_E4YagFO6/?igshid=6os5n50b5hay