Divulgação/UTFPR

Uma equipe de pesquisadores do Câmpus Ponta Grossa conseguiu desenvolver um ventilador mecânico de baixo custo (comparado aos modelos comerciais do mercado) para que possa ser utilizado em hospitais. O equipamento começou a ser criado após a doação de um motor de limpador de pára-brisas de uma empresa montadora de caminhões e, em menos de um mês, um protótipo já estava pronto.

O grupo Collab Air é formado por alunos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Ciência da Computação, Jakson Lohan, Henrique Nazario, Pedro Dell Anhol, Fernando Nathan, Marcelo Augusto Alves Pinto e Willian da Silva Freita, e coordenado pelos orientadores Joaquim Mira e Frederic Conrad, juntamente com colaboração da fisioterapeuta especialista em terapia intensiva e fisioterapia respiratória, Paula Motta.

Com o protótipo pronto, denominado e Air One, o equipamento foi apresentado no dia 28 de abril. Desde então, recebeu a colaboração da comunidade externa, doação de empresas, além do apoio do Ministério Publico Federal e da Justiça Federal em Ponta Grossa. Os recursos já somam R$ 38.680.

Durante a demonstração os responsáveis pela criação do novo equipamento destacaram como ele poderia colaborar com possíveis pacientes com síndromes respiratórias e casos específicos da Covid-19 da região, servindo também de base para outras criações no mundo.

De acordo com o professor Joaquim Mira, todos os membros da equipe aceitaram a proposta de imediato e se juntaram a causa. “Tínhamos uma única motivação: ajudar ao próximo e fazer o bem, num momento difícil de pandemia”, explica.

O pesquisador complementa que foi necessário unir conhecimentos de várias áreas para este projeto, incluindo uma especialista na parte clínica/hospitalar.

Na próxima fase serão construídos mais protótipos, para realização de testes (eletroeletrônicos, mecânicos, clínicos, etc.) e validação clínica, para posterior homologação pelos órgãos e autoridades competentes. Após a conclusão dessa etapa será iniciada a produção dos ventiladores mecânicos.

Aqueles que também tiverem a possibilidade de colaborar com o projeto, podem entrar em contato com a equipe Collab pelo email [email protected]