Para minha surpresa descobri que até mesmo as chinchilas são rejeitadas. Nem mesmo os roedores escapam do abandono. Neste caso, novamente a falta de informação antes de adquirir um animal de estimação, foi determinante. A chinchila, muitas vezes, pode não ser a melhor amiga das crianças. Chinchilas são temperamentais, não gostam de colo, são seres independentes. Preferem se relacionar com outros seres da mesma espécie. Mas em relação aos cães dão menos trabalho. Imagine um bichinho que não precisa passear mais de uma vez por dia?

A Chika, a chinchila da Karen, foi adotada após ser rejeitada por uma criança. Sorte a dela. Hoje vive em uma gaiola triplex, dentro de um apartamento duplex. É chique a Chika. Come damascos, frutas desidratadas e passeia mais de uma vez por semana pelo ap. com direito a sobe e desce pelas escadas. Coisa rara em muitas casas que têm chinchilas.

E qual é mesmo a graça de ter uma chinchila? Fica na gaiola, não gosta de colo, e faz cocô que é uma beleza para o tamanho do bicho. Ah, ela tão lindinha, responde a dona. E gosta de um carinho, completa. Já me salvou de uma aranha marrom. Como assim? Mais uma novidade para mim sobre as chinchilas. Elas emitem sons para cada tipo de situação. Verdadeiros alertas. Após ser interrompida, à noite, por um barulho nunca ouvido antes, a dona da Chica foi surpreendida pela famosa aracnídea de Curitiba. Ela sente o perigo, conta orgulhosa a Karen.

Para o período de férias, a Chika já está com reserva marcada em um hotel cinco estrelas. Mais uma novidade para mim sobre o maravilhoso mundo das chinchilas. Resta saber se na volta ela entederá a ausência da dona. A Chica costuma dar chilique. De birra fica entocada vários dias pelo abandono durante as festas de final de ano. Temperamentais estas chinchilas…