Gente é gente. Bicho é bicho. Pode parecer óbvio, mas muitos insistem em comparar. Basta ter alguém engajado na causa animal e sempre tem um infeliz para dizer “e as crianças? e os idosos?”. A comparação é desleal, gente sempre será prioridade, o mais importante. Principalmente nos programas de governo e nas propostas eleitorais. Mas isso não justifica o descaso com os bichos. São muitas questões que devem fazer parte de uma administração municipal, estadual e federal. Entre elas, as questões ambientais em seus diferentes níveis.

Na manisfestação contra a crueldade de animais

A sorte dos bichinhos, principalmente, de cães e gatos é que um grupo de Organizações não Governamentais (ONGs), Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OCIPs) e protetores maravilhosos em todas as cidades brasileiras têm esta luta como projeto de vida. Se não fossem eles, a situação seria muito pior. Mas a luta é inglória. Algo que não tem fim. Um apoio político se faz necessário.

Todos os nossos parlamentares se elegem com grandes promessas para melhorar a vida da população. Seja para os trabalhadores, crianças, idosos, mulheres, negros, deficientes… Todos prometem melhorar a saúde, a segurança, o transporte público e outros tantos fatores. Nós humanos somos representados por muitas cabeças pensantes preocupadas em melhorar a nossa vida. Quanta sorte nós temos, não é mesmo?

Muitos destes parlamentares se reelegem em mandatos “ad eternum” com as mesmas propostas, mesmo que elas nunca se tornem realidade. Nenhum deles tem como principal foco a luta por melhores condições dos animais. Então, todos de uma maneira ou de outra se elegem exclusivamente para cuidar de nós, seres humanos. Já somos muito bem representados em todas as esferas políticas.  

E os bichos, teriam a sorte de nós humanos em ter apenas um representante eleito por município pensando neles? Quem teria o desapego da causa humana e investiria na causa da bicharada. Uma nova minoria, que late e mia. Com ideias que ultrapassem as campanhas de colocação de microchips e castração. Mas com Educação de verdade. Projetos e campanhas voltadas para crianças e a sociedade em geral. Com uma luta efetiva para uma penalização mais severa para quem faz crueldade contra os bichos. Qual partido bancaria este representante e esta causa?