A gatinha Mimi circula feliz pelas ruas do bairro São Lourenço, em Curitiba. Quem cruza pelo seu caminho não imagina a sorte desta felina. Escapou de ir para o “céu dos gatinhos”, logo após o nascimento. Cria de uma gata zimbreira, da Praia de Zimbros, em Bombinha (SC), ela sobreviveu a um costume da região onde vivem, em sua maioria, pescadores.

Preocupados com a superpopulação de gatos nas praias e sem nenhuma ajuda do poder público para o controle populacional, o pessoal de lá dava fim às fêmeas de todas as ninhadas descobertas. Não escapava nenhuma. Até que, digamos, em um método rápido de extermínio. Ainda mais se comparado à Farra do Boi, tradição daquelas bandas.

A história desta catarina começou a mudar mesmo antes de ela nascer. Um casal de Curitiba, que costuma passar as férias e feriados na praia catarinense, ao saber que a gata Menina estava prenha logo avisou a vizinhança. Queremos um filhote. Uma fêmea. Pelo menos uma da ninhada iria se salvar.

E foi assim que a Mimi veio parar em Curitiba. Castrada, vacinada, cheia de cuidados e amor. A gata hoje divide os passeios em seu grande quintal, que é o Parque São Lourenço, com as belas paisagens das praias de Bombinhas. O lugar dela está sempre reservado no carro para as viagens.

Digamos que é uma vida assim de sorte, para gato nenhum botar defeito.