A Mel, uma cachorrinha mestiça de lhasa apso com maltês, fica louca neste período que antecede a Páscoa. Não pode ver ninguém com chocolate que lá está ela pedindo um pouquinho. Ela pede com charme. Fica em pé, deita, senta, faz de um tudo… Mas chocolate mesmo não ganha. A família Jacometti sabe que o alimento é proibido para cães. A substância teobromina do chocolate tem efeito intoxicante nos animais.

Para amenizar a vontade e compartilhar da comilança com o pessoal, nesta época, ela costuma ganhar chocolates especiais feitos para cães. Precisar, não precisa. Mas o petisco é um mimo para a Mel. 

Logo eu vou contar um pouco sobre a história de um empresário de sucesso que investiu no seguimento de ovos de chocolates para cães. Esta época do ano é a de maior faturamento, seguida do Natal. Curitiba já ocupa o quinto lugar em relação ao mercado brasileiro em faturamento da fábrica instalada na Região Metropolitana.

Hoje eu compartilho com os leitores a entrevista muito esclarecedora com Claudia Pimpão, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da PUCPR e professora titular de Farmacologia e Toxicologia Veterinária. Ela fala sobre os efeitos do chocolate humano nos cães.

 

 Por que é perigoso o consumo de chocolate humano para cães?

O chocolate tem uma substância que o fígado do cachorro não consegue metabolizar com facilidade, a teobromina. O cão leva até seis dias para eliminar toda a substância. Os problemas que podem causar variam de acordo com o peso do cachorro e a quantidade de chocolate ingerida. O chocolate é composto por carboidratos, lipídios, aminas biogênicas, neuropeptídeos, sendo também um alimento rico em derivados da xantina: teobromina, cafeína e teofilina.  A dose letal desta substância pode variar de animal para animal. O teor de teobromina varia de acordo com o tipo de chocolate. Por exemplo, o chocolate branco apresenta um teor maior de gordura do que teobromina e o chocolate meio amargo contém mais teobromina do que gordura, portanto intoxica com maior facilidade.

O que é a teobromina? Quais os efeitos nos cães?

É um estimulante do sistema nervoso central e do coração. Ela provoca um intenso aumento no trabalho muscular cardíaco associado à uma grande estimulação do cérebro, ocasionando arritmias cardíacas graves em cães. Os efeitos clínicos podem ser observados entre seis a oito horas após a ingestão, tais como: aumento da ingestão de água, vômito, diarreia, dilatação abdominal e inquietação do animal. O quadro pode evoluir para hiperatividade, aumento do volume urinário, ataxia (incapacidade de coordenar os movimentos), tremores e estado de apreensão. Podendo ocorrer taquicardia, taquipneia, azulamento das mucosas (falta de oxigenação nos tecidos), hipertensão, aumento da temperatura corpórea e o quadro pode, enfim, evoluir para hipotensão, queda da temperatura corpórea, coma e morte (difícil, mas pode ocorrer). Ainda há o fato de que, como o chocolate possui grande quantidade de gordura, o animal pode apresentar uma gastropatia, acompanhada de vômitos e diarreia, podendo evoluir a uma pancreatite.

 O efeito prejudicial é comum para todos os cães?

Sim, é prejudicial para todos os cães, porém raças menores acabam sendo mais suscetíveis à intoxicação devido ao tamanho. A dose tóxica para Chihuahua e Poodle Toy é entre 15 a 284 gramas e para o cocker spaniel e dachshund entre 85 a 680 gramas.

Qual o tratamento para cães que consomem o chocolate humano?

O tratamento é difícil, porém o objetivo é estabilizar as funções vitais do organismo de acordo com a sintomatologia que está aparecendo. Em geral, o tratamento realizado passa por indução de vômito, lavagem gástrica, uso de adsorventes até duas horas após a ingestão (substância ingerida por via oral que tem capacidade de adsorver toxinas ou substâncias nocivas que estão no estômago ou intestino do animal formando um complexo de fácil excreção juntamente com as fezes).

Após este período, maiores cuidados são exigidos, administração de fluídos por via intravenosa e controle das convulsões (se houver) e controle das arritmias cardíacas. Períodos superiores a 18 horas da ingestão, se os níveis de teobromina forem altos o animal corre risco de morte.

Conhece os chocolates fabricados para cães? Eles são recomendados?

Sim, atualmente existem chocolates destinados ao consumo de cães, que não apresentam teobromina. Porém não há necessidade alguma de dar ao animal.