No aniversário de Curitiba fui ouvir algumas opiniões de quem entende de Proteção Animal. A cidade, na minha visão, caminha a passos lentos nesta área. Mas sejamos otimistas que esta história mude, em breve, e possamos nos orgulhar nos próximos aniversários.

Confira os depoimentos da Ong Pense Bicho e Sociedade Protetora Animal.

Aurélio Munhoz, presidente da ONG Pense Bicho e integrante titular do Comupa.

Quais os avanços na proteção animal?

Cito três. Primeiro, a aprovação da lei que proíbe a exibição de circos com animais em Curitiba. Depois, a lei que acaba com a utilização de cães de guarda pelas empresas de segurança. E ainda a retomada do Comupa (Conselho Municipal de Proteção Animal). O problema é que, ao mesmo tempo em que houve estes avanços, também tivemos problemas. Por exemplo, o descumprimento da segunda lei pela empresa de segurança Feroz. Por este motivo, não podemos responsabilizar apenas o Executivo pelos problemas que ocorrem na questão animal. O Judiciário também tem uma parcela de responsabilidade (pelo menos parte dele) por permitir que a lei continue sendo descumprida sem adotar os devidos mecanismos de punição aos infratores. Outro problema é a maneira tímida como a Prefeitura de Curitiba conduz as ações em defesa dos animais. Sei que o processo de mudança é lento e depende de orçamento, mas deveria ter havido mais investimentos e ousadia do município na defesa desta causa. Se Curitiba quer merecer o título de Capital Ecológica, que respeita o meio ambiente e os animais, precisa dar o exemplo. Mas isto não vem acontecendo.

Temos o que comemorar nesta data?

A defesa da causa animal é um processo. Como todo processo, ocorre de forma lenta e gradual. Exige muita negociação, paciência e capacidade para o diálogo. Então, mesmo reconhecendo que temos muito a avançar, devemos comemorar as conquistas que obtivemos. Ao mesmo tempo, temos que permanecer alertas e aprofundar a luta para ampliar estas conquistas. Conquistas que, no caso da Pense Bicho, devem estar ligadas principalmente ao campo da Educação – a área que consideramos mais importante no processo de mudança da realidade.

 

Soraya Simon – presidente da Sociedade Protetora dos Animais (SPAC)

Quais os avanços na proteção animal?

“Houve alguns avanços, principalmente com a lei municipal que pune maus-tratos e a consequente fiscalização dos casos pela Prefeitura através de denúncias registradas no 156”.

Temos o que comemorar nesta data?

“É claro que precisamos avançar muito mais e esperamos que este ano tenhamos novidades, como a execução do projeto para a construção do Centro Municipal de Atendimento de animais em situação de risco e o aumento de medidas para castração dos animais”