A médica veterinária Vanessa da Silva Lopes, responsável técnica do Laboratório Veterinário Mundo Animal, explica como funciona a maternidade de cães e gatos. Saiba porque algumas mães rejeitam seus filhotes e o que é indicado para salvar as crias.

Qual o período do cio de cães e quando deve ser feita a cruza?

O cio das cadelas demora aparentemente 15 dias. Os nove primeiros dias são determinados Proestro, quando a  fêmea canina não aceita o macho. Observa-se sangramento, inchaço vulvar e também situações de agressividade da cadela. A partir de 10 dias, ela começa a aceitar o macho, que é a fase Estro, então ela empurra a cauda, fica dócil, entre outras situações. A partir disso, entra na fase Metaestro, que é o período da gestação e lactação.

E nas gatas?

Nas gatas, o cio é diferente, pois gatas são animais poliéstricos estacionais. Isto significa que seu cio depende da época do ano, geralmente acontece na mais quente (estacional, de estação) e as gatas têm vários períodos de cio nestas épocas (poliéstrica). E ela é ovuladora induzida (só ovula quando cruza). Em humanos e em cães, o ovário, em determinada fase do ciclo reprodutivo, libera um ou mais óvulos; em gatas, o óvulo só é liberado depois da monta (cruza). Se após a gata cruzar, o cio persistir é porque não houve fecundação e a fêmea não está prenhe. Em algumas fêmeas, basta uma cruza para se ter ovulação; em outras, são necessárias mais cruzas.

Qual a melhor idade para cruzar uma cachorra? E até quando ela pode dar crias?

Se for realmente do interesse do proprietário reproduzir a cadela para cuidar dos filhotes, não existe uma melhor idade e sim como está a saúde do animal: se ela é submetida a exames periodicamente, se está vacinada e vermifugada, como é a saúde do macho que irá reproduzir com ela, entre outros tópicos.

Até que idade a cadela pode dar crias?

Não é interessante reproduzir cadelinhas mais velhinhas, a partir de 7 anos.

A partir de quantas semanas é indicado fazer o ultrassom? Por que ele é indicado?

O ultrassom é indicado a partir das primeiras semanas, principalmente para detectar a gestação. Também é excelente para detectar problemas anatômicos e saúde geral dos filhotes.

Por que algumas cadelas rejeitam os filhotes?

As fêmeas podem abandonar a cria após cesariana, com instintos maternos pouco desenvolvidos e filhotes muito grandes. Essas são causas frequentes de filhotes órfãos. Este fato, considerado sempre como uma catástrofe, poderá, entretanto, ser superado com sucesso se todas as necessidades de cada filhote forem supridas por outros meios. A tarefa é bastante exigente, sendo necessário grande aplicação e dedicação para se atingir um resultado satisfatório.

O que fazer no caso de rejeição?

Algumas medidas podem diminuir a mortalidade dos recém-nascidos órfãos, sendo que a alternativa mais óbvia é a substituição da mãe ausente por outra em estágio de lactação apropriado. Trata-se de uma medida que nem sempre é possível, pois requer uma grande coincidência para a substituição e um grande intercâmbio entre criadores; além disso, as fêmeas podem rejeitar os filhotes por não os reconhecer como seus. Este problema pode ser amenizado, esfregando-se os recém-nascidos com um pano com o cheiro da mãe adotiva e da secreção de seus filhotes. Caso a adoção seja eficiente e em período de lactação adequado, tornam-se dispensáveis quaisquer outros cuidados, uma vez que a mãe adotiva os fará.

 Nos casos no qual a fêmea não foi eficiente, o proprietário deverá substituir as funções da mãe. Estas funções abrangem a nutrição dos filhotes, manutenção da temperatura corpórea e estímulos que garantam a realização das funções vitais dos recém-nascidos. Em casos de abandono ou morte da mãe, o proprietário deve realizar, imediatamente após o nascimento, o estímulo da respiração. Para isto deve-se fazer a limpeza do focinho do filhote recém-nascido e massagear-lhe de forma circular e cuidadosa o tórax. Após o estabelecimento dos movimentos respiratórios, os quais são facilmente observados pelo criador por meio do choro ou gritos e aumento e diminuição do volume do tórax, deve ser feito o estímulo da circulação periférica do animal. Esta é realizada de modo a substituir o estímulo de lambedura da cadela em todo o corpo do filhote, podendo ser realizada com massagem delicada, utilizando-se um pano limpo e seco.